Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá alerta para a proteção de crianças e adolescentes durante o desfile das escolas de samba

Campanha da Rede Abraça-me busca conscientizar público sobre violações de direitos infantojuvenis.

Por Jamaile Gurjão
10/02/2024 09h00

Crianças e adolescentes aderiram a campanha por respeito a seus direitos

Na abertura dos desfiles das agremiações carnavalescas na sexta-feira, 9, a Rede Abraça-me, com apoio do Governo do Amapá, levou ao público do Sambódromo de Macapá, na Avenida Ivaldo Veras, a campanha: "Pule, brinque, cuide – unidos pela proteção de crianças e adolescentes".

A mobilização, que contou com a participação de representantes de agentes governamentais e da sociedade civil, foi coordenada pela Secretaria de Estado da Assistência Social, integrando o Amapá à campanha nacional “Faça Bonito”, de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Com a chegada do período carnavalesco, aumenta a preocupação com os casos de abusos e exploração sexual de pessoas menores de 18 anos. Para combater estas graves violações de direitos, a Rede Abraça-me chamou a atenção para a prevenção e conscientização dos cuidados que pais e responsáveis devem ter para garantir a segurança infantojuvenil.

Confira aqui as orientações do Governo do Amapá sobre a participação de menores nos eventos carnavalescos.  A conselheira tutelar Cristiane Souza participou da mobilização acompanhada da filha Danyele Lobato, de 10 anos.

“Hoje foi um dia de grande importância a integração dos conselheiros tutelares à ação desta rede de proteção às nossas crianças e adolescentes. Nós temos que incentivar nossos filhos a brincar, mas também orientá-los sobre limites e sobre proteção”, destaca Cristiane. 

A pequena Danyele, que cursa o 5º ano do ensino fundamental, conta que foi a primeira vez que participou de um evento com tantas pessoas.

“Estou achando muito legal e uma experiência muito boa. Para se proteger, eu diria para as crianças que devem ficar perto dos pais em um evento muito grande, não deixar estranhos lhe tocarem e se acontecer alguma coisa ruim, você deve contar para alguém que confia”, aconselha a criança.

A campanha também visou divulgar os canais de denúncia e estimular a notificação de situações de violência praticadas contra a população infantojuvenil no Carnaval, ocasião em que ocorre o aumento de sua exposição e vulnerabilidade.

A adolescente Wanne Victoria, de 12 anos, também participou do carnaval no sambódromo pela primeira vez. Acompanhada da tia, elas vieram de Ferreira Gomes prestigiar as festividades e acompanhar a ação da Rede Abraça-me.

“Eu recomendo que os pais fiquem atentos, pois nunca sabemos o que pode acontecer. É muito difícil saber que existem abusos contra crianças, então precisamos tomar cuidado”, reflete a estudante do 7º ano.

O secretário adjunto de políticas de Assistência Social, Rarison Santiago, acompanhou a ação da Rede Abraça-me e destacou a importância da união do governo e sociedade civil no combate a estes crimes.

“É uma grande campanha que convoca à todos, pais, responsáveis, sociedade e Estado a aderirem ao compromisso de promover infâncias e adolescências sem violência sexual. Principalmente em períodos de grandes eventos, como o Carnaval”, finaliza o gestor.

Para denunciar casos de crianças ou adolescentes em situações de risco durante o período carnavalesco, entre em contato com o Comissariado da Infância e Juventude pelo telefone: (96) 99126-3771, ou com o Conselho Tutelar, pelo número (96) 99188-1399.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!