Carnaval 2024: posto fixo de saúde no Sambódromo garante atendimentos durante os desfiles das escolas de samba
Governo do Amapá reforçou a saúde com mais equipes e medicamentos para a temporada de folia.
Os atendimentos geralmente são relacionados a falta de hidratação, hipertensão e intoxicação alimentar ou por álcool
O público e o brincante que foi ao Sambódromo, nesta sexta-feira, 9, para os desfiles oficiais das escolas de samba, contaram com todo o suporte de saúde preparado pelo Governo do Amapá para o Carnaval 2024.
Um posto fixo foi montado com macas, medicamentos e itens para acolher quem procurar o serviço médico durante o evento. No local, dois enfermeiros, dois técnicos de enfermagem e uma médica realizam o atendimento das intercorrências.
O enfermeiro Rugles Leandro, comentou que nesta época, os atendimentos geralmente são relacionados a falta de hidratação, picos hipertensivos e intoxicação alimentar ou por álcool.
"Nós esperamos que todos aproveitem a festa com prudência e responsabilidade, mas se for necessário estamos prontos para atender da melhor forma possível. É essencial que os brincantes não se esqueçam de ingerir água, e optem por uma alimentação mais leve”, explicou o enfermeiro.
A servidora pública, Karla Gomes, buscou o posto de saúde após apresentar um processo alérgico causado pelo uso de glitter nos olhos. Ela agradeceu o atendimento e ainda conseguiu acompanhar os desfiles das escolas.
"Quis fazer uma maquiagem mais elaborada e acabei com uma reação alérgica a cola que usei para fixar o glitter nos olhos. Ainda bem que aqui encontrei atendimento, recebi os cuidados e agora já estou pronta para aproveitar os desfiles”, relatou Karla.
Além do posto fixo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) também disponibilizou duas ambulâncias de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para atender a população e realizar o transporte de casos graves.São cerca de 20 profissionais do Samu envolvidos na assistência em saúde durante as festividades, com uma equipe multiprofissional completa com médicos, técnicos em enfermagem, enfermeiros e condutores.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!