Carnaval 2024: Emissários da Cegonha abre 2ª noite dos desfiles exaltando a luta contra a discriminação no enredo 'Vozes'
Agremiação do Grupo de Acesso foi a primeira deste sábado, 10, no Sambódromo de Macapá.
Emissários abriu os desfiles em busca do título do Grupo de Acesso
Trazendo um grito de resistência e luta contra a discriminação e o preconceito, cantados na letra do samba de enredo, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Emissários da Cegonha abriu, neste sábado, 10, a segunda noite dos desfiles das escolas de samba do Carnaval 2024 - Amapá 80 Anos, promovido pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap) em parceria com Governo do Estado, senador Davi Alcolumbre e Sebrae.
Com mais de 1,1 mil brincantes, distribuídos em 9 alas e 1 alegoria, a agremiação carnavalesca do Grupo de Acesso, passou pela avenida Ivaldo Veras, evidenciando as cores do pavilhão, azul, vermelho e branco, contando a história das lutas sociais e contra o preconceito, desde o passado até o presente.
Com pouco mais de 15 minutos de atraso, Emissários entoou o samba-enredo caracterizado pela luta contra o preconceito e discriminação. A comissão de frente entrou caracterizada de roupas historicamente associadas ao gênero masculino e feminino, criticando os papéis divididos pelos sexos.
Uma das novidades na passarela foi a participação de dois intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que vieram após a comissão de frente interpretando para o público o desfile.
O carro abre-alas, que trouxe a asa da Cegonha quebrada, por um problema na montagem, apresentou a diversidade e a luta racial através de fortes identidades culturais brasileiras, como os povos indígenas e sua representatividade, animando o público e os foliões presentes.
Com cores vibrantes e diversas, as alegorias e alas trouxeram diferentes identidades e grupos, destacando sua importância social. Entre os temas, a agremiação destacou a visibilidade de pessoas autistas e com deficiência.
O carro alegórico final apresentou o planeta terra girando com o símbolo mundial da paz e a importância do acolhimento, solidariedade e união global. O Grêmio Recreativo Escola de Samba Emissários da Cegonha encerrou o desfile com 1h e 10 minutos.
A noite prossegue com desfile das escolas de samba:
Solidariedade - 23h35
Maracatu da Favela - 1h10
Unidos do Buritizal - 2h45
Piratas da Batucada - 4h20
Apuração
A apuração dos desfiles das escolas de samba do Amapá será na quarta-feira, 14, às 14h, no Sambódromo. Os primeiros resultados serão do Grupo de Acesso, que reúne quatro agremiações: Embaixada de Samba Cidade de Macapá, Império da Zona Norte, Solidariedade e Emissários da Cegonha.
Em seguida, será a apuração das sete escolas do Grupo Especial: Boêmios do Laguinho, Império do Povo, Maracatu da Favela, Unidos do Buritizal, Piratas Estilizados e Piratas da Batucada.
Quesitos julgados: Enredo, Samba de Enredo, Bateria, Alegorias, Fantasias, Comissão de Frente, Mestre Sala e Porta-Bandeira, Evolução e Harmonia.
Carnaval 2024
O Governo do Amapá investiu R$ 5,6 milhões no desfile das escolas de samba do Carnaval 2024. O recurso, fruto de articulação do senador Davi Alcolumbre, foi entregue diretamente às 10 agremiações carnavalescas, por meio da Liesap. A programação também conta com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Amapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp