Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Carnaval 2024: com enredo 'Jacaré: a lenda, história e paixão', Solidariedade celebra 40 anos de carnaval

Agremiação que fechou o Grupo de Acesso foi a segunda a desfilar na noite deste sábado, 9, no Sambódromo de Macapá.

Por Da Redação
11/02/2024 00h30

Solidariedade fechou o Grupo de Acesso do desfile das escolas de samba do Amapá em 2024

Com o enredo: "Jacaré: a lenda, história e paixão", a Associação Recreativa Império de Samba Solidariedade, com 40 anos de história, entrou na Avenida Ivaldo Veras, no Sambódromo de Macapá, para fechar o Grupo de Acesso do Carnaval 2024 - Amapá 80 Anos, promovido pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap) em parceria com o Governo do Estado, senador Davi Alcolumbre e Sebrae.

A agremiação carnavalesca foi a segunda a passar na avenida Ivaldo Veras, abrindo o desfile com o tradicional Jacaré, tema deste ano, no carro abre-alas, em um desfile com mais de 700 brincantes, mais 1 alegoria e 1 tripé, utilizados para apresentar, nas cores predominantes do branco, vermelho e verde, as lendas do bairro Jesus de Nazaré, antigamente "Jacareacanga", misturando mitologia e simbolismo, além da cultura e tradição.

Em meio ao céu sereno com pingos de chuvas, a comissão de frente da 'Soli' deu entrada na avenida. Os brincantes da comissão de frente carregavam 'cabeças de jacarés' e pintura facial com traços répteis. Nas mãos, sabres de luz que se alternavam em cavacos. Uma performance cômica entre 'Pica Pau' e 'Zé Jacaré' encantou o público presente.

O carro abre alas trazia a coroa do jacaré e as garras do animal saindo de um ovo, simbolizando o nascimento do imperador do samba e mascote da escola. Dois foliões fantasiados de jacarés tiraram gritos do público em uma performance com improviso de danças, representando o samba do pé que o animal carrega.

A apresentação, que durou aproximadamente 1 hora, foi marcada por dificuldades na evolução e referências a contos do folclore brasileiro. A bateria fantasiada de 'bruxos' na cor preta e com chapéus pontiagudos, faziam referência a Cuca, e a madrinha de bateria com cabelos amarelos e vermelhos, representava Emília.  

A noite prossegue com desfile das escolas de samba:

Maracatu da Favela - 1h10
Unidos do Buritizal - 2h45
Piratas da Batucada - 4h20

Apuração

A apuração dos desfiles das escolas de samba do Amapá será na quarta-feira, 14, às 14h, no Sambódromo. Os primeiros resultados serão do Grupo de Acesso, que reúne quatro agremiações: Embaixada de Samba Cidade de Macapá, Império da Zona Norte, Solidariedade e Emissários da Cegonha.

Em seguida, será a apuração das sete escolas do Grupo Especial: Boêmios do Laguinho, Império do Povo, Maracatu da Favela, Unidos do Buritizal, Piratas Estilizados e Piratas da Batucada.

Quesitos julgados: Enredo, Samba de Enredo, Bateria, Alegorias, Fantasias, Comissão de Frente, Mestre Sala e Porta-Bandeira, Evolução e Harmonia.

Carnaval 2024

O Governo do Amapá investiu R$ 5,6 milhões no desfile das escolas de samba do Carnaval 2024. O recurso, fruto de articulação do senador Davi Alcolumbre, foi entregue diretamente às 10 agremiações carnavalescas, por meio da Liesap. A programação também conta com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Amapá.

 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!