'Nós viemos aqui juntar os nossos esforços e dar todo suporte à prefeitura', afirma governador Clécio Luís sobre alagamentos em Macapá
De imediato, máquinas e mão de obra do Governo do Estado atuam na limpeza dos canais. Equipes seguem atendendo as famílias atingidas.
Governador Clécio Luís acompanha as regiões atingidas pelos alagamentos em Macapá
Nesta terça-feira, 13, o governador do Amapá, Clécio Luís, determinou a cessão de maquinários, serviços e mão de obra do Estado à Prefeitura de Macapá para amenizar os problemas causados pelas fortes chuvas na cidade. A união de esforços busca otimizar o enfrentamento aos problemas e socorrer de forma mais eficiente a população atingida pelos alagamentos.
"Nós viemos aqui juntar os nossos esforços e dar todo suporte à Prefeitura de Macapá. Ofereci ao prefeito Furlan o apoio do Governo do Estado e para que não haja sobreposição de ações, estamos em várias frentes de trabalho para enfrentar o problema. A maré está crescendo, até 18h vai estar preamar, então é uma preocupação a mais, por isso a tentativa de ajudar e resolver o mais rápido possível. Estamos com Defesa Civil Estadual, Assistência Social, Saúde, máquinas, todo mundo junto fazendo o que for necessário fazer", descreveu o governador.
O Governo do Amapá de imediato, dispôs de maquinário e recursos humanos para a limpeza dos canais. As equipes já estão atuando no Canal do Beirol, na Zona Sul da cidade. Em tratativas com a gestão municipal, foram definidas as áreas que passam a receber a atuação de cada equipe.
O governador segue em campo, com a equipe de governo, o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, avaliando os estragos e decidindo medidas para amenizar o sofrimento da população, especialmente, as famílias que moram nas regiões de pontes.
"Nós estamos acompanhando a situação delicada dessas famílias atingidas pelos alagamentos e pela força da maré no Aturiá. Todo o Governo do Amapá está mobilizado, foram 21 pontos de alagamentos detectados só em Macapá, sem contar as regiões em alerta em outros municípios. Estamos unindo forças e vamos dar total apoio", ressaltou o senador Davi Alcolumbre.
"Todas as autoridades do Governo Federal já estão mobilizadas, o decreto de situação de emergência já foi assinado pelo prefeito, homologado pelo governador Clécio Luís. As pessoas atingidas, desabrigadas, serão alocadas e os pequenos empreendedores terão auxílio. Ninguém vai ficar para trás, o Governo do Estado e nós todos estamos de mãos dadas aqui para atender e socorrer todos que estão precisando", destacou o senador Randolfe Rodrigues.
Na noite de segunda-feira, 12, o governador decretou situação de emergência em Macapá em função das condições no Aturiá, região atingida pela erosão causada pelo Rio Amazonas. Com o agravamento das condições na cidade, o prefeito Antônio Furlan também decretou situação de emergência após as fortes chuvas.
O Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) atua para realizar o reconhecimento das condições em Macapá. A previsão é que a oficialização aconteça ainda nesta terça-feira, para que o Governo Federal possa auxiliar com ações humanitárias.
"O governador Clécio alinhou com o prefeito Furlan que o decreto do Estado fica na área do Aturiá e a prefeitura atua nas demais áreas atingidas, onde o Governo também está entrando com máquinas e pessoal para ajudar na desobstrução de ruas e canais. Essa sintonia entre os governos estadual, municipal e federal permite agir rapidamente e, com isso, ameniza o sofrimento da sociedade", afirmou o ministro Waldez Góes, que está no Amapá.
Ainda de acordo com o MIDR, é necessário se manter em alerta pelas próximas 24 horas, porque ainda há previsão de fortes chuvas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!