Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Chuvas em Macapá: máquinas e mão de obra do Governo do Amapá ajudam a limpar canais para amenizar alagamentos

Os trabalhos nesta terça-feira, 13, tem o auxílio de duas retroescavadeiras, seis caçambas e duas escavadeiras.

Por Mônica Silva
13/02/2024 19h12

A Setrap realiza ainda os serviços de limpeza no canal da Avenida José Tupinambá de Almeida

O Governo do Amapá está prestando apoio à Prefeitura de Macapá nas áreas afetadas pelas fortes chuvas, nesta terça-feira, 13. Um dos pontos bastante afetados com registros de alagamentos é a bacia das Pedrinhas, na Zona Sul de Macapá.

A Secretaria de Estado de Transportes (Setrap) está com várias esquipes no local realizando os serviços de limpeza e desobstrução. Os trabalhos tem o auxílio de duas retroescavadeiras, seis caçambas e duas escavadeiras.

A Setrap realiza ainda os serviços de limpeza no canal da Avenida José Tupinambá de Almeida, entre as ruas Odilardo Silva e Jovino Dinoá, no bairro Jesus de Nazaré.

Ainda não há estimativa do quantitativo de lixo a ser retirado, mas segundo o secretário de Transportes, Valdinei Amanajás, maioria do entulho já retirado são garrafas pet, sacolas plásticas, dificulta a vazão da água o que resulta nos alagamentos.

"Estamos nessa força-tareça, comandada pelo governador Clécio Luís, para amenizar os impactos das chuvas em Macapá, que provocaram alagamentos em vários pontos da cidade. Pela manhã, estivemos no Aturiá, e agora, estamos concentrados na Zona Sul", disse Amanajás.

Os trabalhos contam ainda com a parceria da cooperativa de caminhoneiros autônomos do Amapá, a Coopercarga, que cedeu vários veículos para ajudar na retirada de lixo, lama e vegetação dos canais.

União de esforços

Nesta terça-feira, 13, o governador do Amapá, Clécio Luís, determinou a cessão de maquinários, serviços e mão de obra do Estado à Prefeitura de Macapá para amenizar os problemas causados pelas fortes chuvas na cidade. A união de esforços busca otimizar o enfrentamento aos problemas e socorrer de forma mais eficiente a população atingida pelos alagamentos.

Na noite de segunda-feira, 12, o governador decretou situação de emergência em Macapá em função das condições no Aturiá, região atingida pela erosão causada pelo Rio Amazonas. Com o agravamento das condições na cidade, o prefeito Antônio Furlan também decretou situação de emergência após as fortes chuvas.

O Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) atua para realizar o reconhecimento das condições em Macapá. A previsão é que a oficialização aconteça ainda nesta terça-feira, para que o Governo Federal possa auxiliar com ações humanitárias.



Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!