Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

‘É preciso recomeçar’, conta dona de casa de Macapá acolhida pelo Governo do Estado

Com três filhos, Odilene Marques, de 30 anos, é umas das mais de 300 pessoas que estão no centro de apoio montado pelo Estado.

Por Cristiane Nascimento
14/02/2024 11h51

Odilene e os filhos fazem parte das cerca de 300 pessoas atendidas desde a terça-feira, 13, na Escola Reinaldo Damasceno

A dona de casa Odilene Marques, de 30 anos, moradora do bairro Buritizal, teve a casa invadida pela água e perdeu todos os móveis devido às fortes chuvas que atingiram a capital. Com três filhos de um, três e nove anos de idade, ela procurou amparo no Centro de Acolhimento montado pelo Governo do Amapá na Escola Reinaldo Damasceno nesta quarta-feira, 14. Mais de 300 pessoas estão abrigadas no local.  

Odilene destacou que, se não fosse o auxílio do Governo do Estado, não teria para onde ir com as crianças. Segundo a dona de casa, essa foi a primeira vez que viveu uma situação tão desafiadora. Contudo, ela já planeja um novo começo. 

"Eu fiquei desesperada, não tinha para onde ir com meus filhos, perdi tudo: móveis, documentos. Se não fosse essa ajuda aqui, não sei o que iria fazer. Eu jamais tinha passado por algo assim. É preciso recomeçar agora. Não é fácil, mas a gente não pode desanimar", comentou a dona de casa.

No ponto de apoio, os moradores recebem alimentação; kits dormitório com rede, mosquiteiro e cobertores; kits de higiene e pessoal; além de colchões e fraldas descartáveis infantis. As equipes da Secretaria de Assistência Social (Seas) também realiza o cadastro em programas sociais como Renda para Viver Melhor Emergencial e Aluguel Social.

Outras frentes de trabalho contam com serviços de saúde, vacinação, acolhimento para crianças com atividades físicas e sociais.

 

As pessoas afetadas pelas fortes chuvas que necessitam dos auxílios ofertados pelo Governo do Amapá podem se dirigir à Escola Reinaldo Damasceno, na Avenida 13 de Setembro, bairro Novo Buritizal, em frente ao habitacional Jardim Açucena.

Uma campanha de doação para as famílias atingidas também foi iniciada. Roupas, sapatos, eletrodomésticos e brinquedos podem ser doados na própria escola, no prédio da Secretaria de Políticas para as Mulheres ou pelo telefone (96) 98403-0711.

União de esforços

Nesta terça-feira, 13, o governador do Amapá, Clécio Luís, determinou a cessão de maquinários, serviços e mão de obra do Estado à Prefeitura de Macapá para amenizar os problemas causados pelas fortes chuvas na cidade. A união de esforços busca otimizar o enfrentamento aos problemas e socorrer de forma mais eficiente a população atingida pelos alagamentos.

Na noite de segunda-feira, 12, o governador decretou situação de emergência em Macapá em função das condições no Aturiá, região atingida pela erosão causada pelo Rio Amazonas. Com o agravamento das condições na cidade, o prefeito Antônio Furlan também decretou situação de emergência após as fortes chuvas.

O Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) atua para realizar o reconhecimento das condições em Macapá. A previsão é que a oficialização aconteça ainda nesta terça-feira, para que o Governo Federal possa auxiliar com ações humanitárias.



Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!