Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá reforça medidas emergenciais e de assistência para famílias afetadas pelas fortes chuvas em Macapá

Governador Clécio Luís reuniu secretários e imprensa para detalhar as ações já realizadas e as que foram iniciadas.

Por Worchiely Costa
14/02/2024 11h20

Medidas de amparo e acolhimento estão sendo desenvolvidas para famílias impactadas pela erosão na orla do Rio Amazonas e as fortes chuvas

Nesta terça-feira, 14, o governador do Amapá, Clécio Luís, reuniu secretários e a imprensa para anunciar o andamento e o reforço nas ações emergenciais, adotadas para amenizar os danos e impactos sociais provocados pelas fortes chuvas que caíram em Macapá, nesta terça-feira, 13, que alagaram diversos pontos, afetando pessoas que tiveram que deixar suas casas e necessitam de assistência. Assim, como às famílias atingidas pela força da maré do Rio Amazonas, na orla do Aturiá, que já estavam sendo amparadas.

"Nós temos duas situações. Uma é das famílias do Aturiá, que sofrem com a erosão e a força da maré, onde temos um decreto de situação de emergência específica para elas, com assistência total, amparo e acolhimento. A outra situação, é das fortes chuvas desta terça-feira, que causaram danos significativos em Macapá. Ainda tem áreas alagadas, e nós seguiremos atuando com trabalho de desobstrução dos canais e na assistência à população atingida. Agora também nos colocamos à disposição dos municípios, todos, para resolver esse problema dos canais, com um trabalho preventivo fundamental, pois ainda estamos no início do inverno", destacou o governador.

Entre as iniciativas em andamento está a do Programa “Acolher Amapá”, onde 384 pessoas estão sendo atendidas com cestas básicas, colchões, kits dormitórios, de higiene pessoal e dignidade menstrual.

O Governo do Estado também acolheu mais de 50 famílias, que ficaram desalojadas, na Escola Estadual Reinaldo Damasceno, no Novo Buritizal, que foi transformada em abrigo, disponibilizando, acomodação, alimentação e espaço recreativo para as crianças.

"Estamos com uma equipe multidisciplinar prestando toda assistência às famílias que tiveram que deixar suas casas, com atendimento psicossocial, saúde, educação, com alimentos para essas pessoas, kits de higiene, kits de dignidade menstrual, kits dormitórios, que vem com o colchão, rede, e também atendimento à primeira infância porque há muitas famílias com várias crianças pequenas e bebês. A Secretaria de Saúde do Estado também interviu com medicamentos. Então, toda a estrutura do estado está sendo colocada à disposição dessas famílias", pontuou a secretária de Assistência, Aline Gurgel.

Outra frente imediata de trabalho do Governo do Amapá foi adotada com uma força tarefa para auxiliar o município de Macapá, na limpeza dos canais do Beirol e das Pedrinhas, e no trecho entre, avenida 13 de setembro com rua Minas Gerais, no bairro Cuba de Asfalto, além da avenida, General Osório entre Odilardo Silva e Jovino Dinoá.

De acordo com o secretário de Transportes do Estado, Valdinei Amanajás, a principal causa das inundações foi a obstrução de canais. Durante o trabalho, as equipes retiraram 168 toneladas de entulhos destes locais.

"Por determinação do governador Clécio Luís, nós utilizamos todos os nossos equipamentos, mapeamos os principais pontos. E ontem, o local em situação mais grave era o canal das Pedrinhas. Então levamos todo o nosso equipamento e fizemos a desobstrução, lá encontramos uma viga de concreto, de aproximadamente um metro e meio, que estava barrando a passagem, e com a retirada houve a vazão e a fluidez normal da água. Seguiremos atuando com ações de limpeza, porque esse é um trabalho que precisa ser feito preventivamente e contínuo”, explicou o secretário.

Além do trabalho feito pela Secretaria de Transportes (Setrap), também foram disponibilizados equipamentos como caçambas, caminhões e pás-mecânicas para o município de Macapá também fazer a limpeza de canais.

O Governo do Estado, que elaborou e enviou o parecer técnico ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) para reconhecimento de Situação de Emergência, no Aturiá, agora atua com a Defesa Civil do Estado no auxílio a equipe da Defesa Civil do Município de Macapá para conclusão do parecer de situação de emergência na capital.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!