Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá oferta assistência em saúde para famílias atingidas por alagamentos em Macapá

Atendimentos são realizados no Centro de Acolhimento montado na Escola Estadual Reinaldo Damasceno.

Por Paolla Gualberto
14/02/2024 15h04

Pacientes são encaminhados para exames e recebem medicamentos necessários

O Governo do Amapá realiza nesta quarta-feira, 14, uma ação de assistência em saúde para as famílias abrigadas no Centro de Acolhimento da Escola Estadual Reinaldo Damasceno, na Zona Sul de Macapá, devido as fortes chuvas registradas no município. 

O trabalho conta com atendimento multiprofissional ofertado por técnicos, médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e farmacêuticos. Devido à situação das famílias, ao passar pela triagem clínica, os pacientes recebem orientações sobre as doenças causadas por água contaminada, métodos de prevenção e como proceder caso sinta algum sintoma. 

A ação também direciona pessoas que necessitem de exames de imagem ou laboratoriais para as unidades de saúde do estado. Pacientes que passam pela triagem clínica recebem os medicamentos prescritos pelos médicos após a consulta. 

“Com a situação de alagamentos, algumas pessoas podem adquirir a leptospirose, por exemplo, tendo sintomas como febre, desconforto estomacal e urina escura. Além de doenças gastrointestinais, podendo ser identificada por vômito, diarreia e febre”, detalha o médico Calebe Perdigão.

O trabalho será contínuo nos pontos de acolhimento às famílias desabrigadas e nas regiões de alagamento, onde os moradores não puderem se deslocar até uma unidade de saúde. 

“Estamos unindo nossas forças para proporcionar o acolhimento necessário às famílias afetadas pelas fortes chuvas em Macapá. A Sesa está aqui no centro de acolhimento com todos os profissionais fundamentais para um primeiro atendimento e estamos encaminhando os pacientes para as nossas unidades ou para exames específicos em caso de necessidade. A união em momentos como esse são fundamentais”, enfatiza a secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli.

Moradora há 35 anos do bairro Novo Buritizal, a dona de casa Maria Pereira conta que não é a primeira vez que passa por uma situação de risco e afirma que estava precisando dos atendimentos de saúde, para ela e para a família.

“Eu já tinha perdido tudo ano passado. Em casa somos seis famílias, todos juntos. Aqui estamos recebendo alguns atendimentos de saúde, trouxe minha filha, me consultei e já estou saindo com a medicação. Que bom que está tendo isso para nós”, relata Maria.

Acolhimento às famílias

Desde sábado, 10, o Governo do Amapá trabalha no auxílio às famílias macapaenses atingidas por fenômenos naturais. Em um primeiro momento, o suporte foi garantido aos moradores da orla do Aturiá, que tiveram casas danificadas pela força do Rio Amazonas. Na terça-feira, 13, a força-tarefa foi intensificada diante das fortes chuvas que afetaram diversos pontos pela cidade.

Diversos órgãos estaduais atuam para dar suporte às pessoas afetadas pelos alagamentos. Atualmente, a Escola Estadual Reinaldo Damasceno, na Zona Sul de Macapá, acolhe cerca de 100 famílias, que recebem suporte com colchões, alimentos e cuidados de saúde. 

Em outra frente, O Governo do Amapá presta apoio à Prefeitura de Macapá nas ações de limpeza e desobstrução de canais. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!