Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

‘É um gesto de amor’, conta servidora do Governo do Amapá que auxilia nas refeições de famílias atingidas pelas chuvas, em Macapá

A servidora Joice Siqueira ajuda a preparar as refeições que alimentam as famílias abrigadas no Centro de Apoio do Governo do Amapá.

Por Cristiane Nascimento
16/02/2024 11h28

Atendimento humanizado é realizado no Centro de Acolhimento montado pelo Governo do Amapá

Além de abrigar as famílias atingidas pelas fortes chuvas, o Centro de Acolhimento criado pelo Governo do Amapá, na Escola Estadual Reinaldo Damasceno, em Macapá, se tornou um local de afeto para as pessoas abrigadas. Durante os dias, as refeições reforçadas ajudam a enfrentar o momento de dificuldade.

A cozinheira Joice Siqueira, da Secretaria de Estado da Educação (Seed), é um dos muitos colaboradores que integram uma corrente do bem em auxílio a quem precisa. Ela faz parte um time que é responsável pela preparação da refeição para mais de 300 pessoas, entre idosos, crianças e adultos.

"É uma emoção estar contribuindo com todos aqui que passam essa situação causada por essas chuvas. Isso aqui é muito mais que só prestar um serviço, é um gesto de amor", ressaltou Joyce.

Toda a escola foi adaptada para garantir o mínimo de conforto com os alojamentos e serviços de saúde. Nos banheiros, por exemplo, foram instalados chuveiros para a higiene dos abrigados. As crianças têm acesso a momentos de lazer e as famílias aos serviços sociais.

A auxiliar de cozinha Marilúcia Penha, que também está trabalhando na manipulação de alimentos ofertados no local, conta que se sente realizada ajudando quem precisa.

"Estar nesse momento na escola colaborando com a nossa mão de obra é muito importante porque é o que nós podemos oferecer nesse momento tão difícil que essas famílias estão passando. Para mim, é uma satisfação ver que eu posso fazer algo por elas", afirmou a trabalhadora.

Quem recebe o acolhimento explica que o carinho das pessoas faz a diferença na recuperação após o susto de perder tudo. A dona de casa Elciane Monteiro, de 44 anos, moradora do bairro Buritizal, que está com a família no local. Ela está no Centro de Acolhimento, com os três filhos e os cinco netos.

"Eu perdi tudo e aqui eu estou recebendo os cuidados que eu e minha família estamos precisando. Estamos sendo muito bem assistidos aqui. Toda hora passa alguém perguntando se estamos precisando de alguma coisa. Temos onde dormir, comida de qualidade e atenção. Isso diminui um pouco o nosso sofrimento", relatou Elciane.

Acolhimento às famílias

Desde sábado, 10, o Governo do Amapá trabalha no auxílio das famílias atingidas por fenômenos naturais. Em um primeiro momento, o suporte foi garantido aos moradores da orla do Aturiá, que tiveram casas danificadas pela força do Rio Amazonas. 

Na terça-feira, 13, a força-tarefa foi intensificada diante das fortes chuvas que afetaram diversos pontos da cidade. São várias frentes de trabalho, incluindo serviços de saúde, de assistência social, limpeza de ruas e canais, ações de cidadania, ações educativas para as crianças e cuidados com animais. 

Diversos órgãos estaduais atuam para dar suporte às pessoas afetadas pelos alagamentos. Atualmente, a Escola Estadual Reinaldo Damasceno, na Zona Sul de Macapá, acolhe cerca de 100 famílias, que recebem suporte com colchões, alimentos e cuidados de saúde. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!