Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Com reconhecimento federal de situação de emergência em Macapá, Governo do Amapá vai intensificar auxílio às famílias do Aturiá

Medida válida por 180 dias garante ações de assistências para os moradores da área.

Por Redação
15/02/2024 11h33

Além das medidas emergenciais, o Governo do Amapá trabalha com alternativas de maior efetividade

O Governo do Amapá obteve o reconhecimento federal do decreto de emergência em Macapá, o que permite intensificar as ações de suporte às famílias atingidas pela força do Rio Amazonas, na orla do Aturiá, na Zona Sul da capital. 

Desde sábado, 10, o Governo do Amapá trabalha no auxílio aos moradores da região e decretou situação de emergência ainda na segunda-feira, 12, após recomendação da Defesa Civil Estadual, em função da condição de desastre, devido à erosão que provoca a queda de casas no local. A partir do reconhecimento do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, a situação de emergência vale por 180 dias.

“É uma determinação do governador, Clécio Luís, e do ministro de Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, direcionar todos os esforços possíveis para dar suporte às famílias que enfrentam os desastres naturais”, afirmou o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Alexandre Veríssimo.

Novas medidas

Além das medidas emergenciais, o Governo do Amapá trabalha com alternativas de maior efetividade. Entre elas, está a construção da estrutura da orla do Aturiá e a conclusão do habitacional Vila das Oliveiras, no bairro das Pedrinhas.

O residencial está em fase de finalização e conta com recursos destinados por emenda articulada pelo senador Davi Alcolumbre. Quando concluída, a estrutura irá receber as famílias que, atualmente, sofrem com os desastres naturais no Aturiá. Alagamentos em Macapá

Em outra frente, o Governo do Amapá garantiu auxílio técnico à Prefeitura de Macapá para elaboração do decreto de situação de emergência devido as fortes chuvas que atingiram vários pontos da cidade na terça-feira, 13, causando alagamentos. 

O Governo do Estado também dá suporte à Prefeitura de Macapá no acolhimento às famílias que tiveram prejuízos e na limpeza da cidade.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!