'O que o Governo do Amapá está fazendo por nós é maravilhoso', diz idoso que enfrentou sozinho os alagamentos em Macapá
Leonardo Palheta, de 69 anos, mora sozinho em uma casa no bairro Nova Esperança. Ele recebeu kits de alimentos, higiene e colchão.
Seu Leonardo Palheta mora em uma casa em madeira, no bairro Nova Esperança na Zona Sul da cidade
As equipes da Assistência Social e Defesa Civil do Governo do Amapá seguem fazendo a triagem dos moradores das regiões afetadas por alagamentos que ocorrem devido às fortes chuvas, em Macapá. Em cada casa visitada, elas encontram uma história de vida diferente. Mas, uma sensibilizou os servidores: a do seu Leonardo Palheta. Aos 69 anos, ele mora sozinho e conta que foi abandonado pela família.
Seu Leonardo mora em uma casa em madeira, no bairro Nova Esperança, na Zona Sul da cidade. A estrutura está completamente comprometida e para sobreviver, ele conta com a ajuda dos vizinhos. Foram eles que indicaram o idoso para receber os atendimento do Estado.
As fortes chuvas atingiram a casa dele, e os poucos móveis que tinha, foram totalmente destruídos pela água. Há três dias, seu Leonardo dorme em um cômodo apertado, para escapar do mau tempo.
Morando sozinho há dois anos, seu Leonardo conta que têm dois filhos, mas que há anos não os vê. Ele garante que foi abandonado e não sabe a localização deles. Emocionado, ele agradeceu o amparo da ação recebida.
"Vivo aqui abandonado, os vizinhos que me ajudam. O que o Governo do Amapá está fazendo por nós é maravilhoso. Todas estas coisas que eu não tinha, e até um colchão novo eu ganhei. Muito obrigado de coração", reforçou o idoso.
Na ocasião, a equipe de assistência fez o estudo social do idoso, entregou colchão, kit dormitório com lençol e fronha, alimentação e higiene.
A assistente social, Elielme de Cássia, explica que foi feita a triagem e identificado as condições de vulnerabilidade do morador. Além do auxílio que recebeu na noite de quinta-feira, 15, ele também será cadastrado em outros benefícios.
"Neste caso a situação do idoso é delicada, pois ele está em situação de abandono num local insalubre e sem condições dignas de moradia. Vamos dar sequência no acolhimento e verificar se ele está de acordo em sair da casa e ir para o abrigo, onde receberá tratamento adequado", explicou Elielme.
A equipe de assistência social vai retornar ao local e a Defesa Civil fará a verificação estrutural da casa para atestar se há risco de desabamento para que seja providenciado o remanejamento do idoso.
O Governo do Estado vem atuando desde o sábado, 10, em várias frentes de atendimento para acolher as famílias vítimas das fortes chuvas que caíram no último fim de semana em Macapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!