Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá promove ação de empoderamento para mulheres abrigadas no Centro de Acolhimento do Estado

Serviços de beleza para elevar a autoestima, como de designer de sobrancelhas, penteados e de tranças, foram oferecidos no Centro de Acolhimento do Estado.

Por Leidiane Lamarão
17/02/2024 07h54

As mulheres estão abrigadas no Centro de Acolhimento do Estado

Para amenizar os impactos psicológicos às mulheres vítimas dos alagamentos em Macapá, que tiveram que deixar suas casas para se abrigar no Centro de Acolhimento do Estado, instalado na Escola Reinaldo Damasceno, o Governo do Amapá realizou atividades para ajudar a manter o equilíbrio emocional, estimulando o empoderamento feminino e a autoestima.

A autônoma Judith Barbosa, 46 anos, que faz parte do grupo de famílias acolhidas, após as fortes chuvas na capital, nesta sexta-feira, 16, participou da ação coordenada pela Secretaria de Políticas para Mulheres, recebendo orientações e sendo atendida com design de sobrancelhas.

"Devemos aproveitar, é um momento único, estou sendo muito bem acolhida e só tenho a agradecer. Essas pessoas que estão aqui nos ajudando com todo amor e carinho, ajudam da melhor forma”, disse Judith.

O objetivo foi proporcionar bem-estar às pessoas neste momento tão difícil. Também foram ofertados serviços de penteados e tranças, realizados por voluntários. A iniciativa atendeu crianças, adolescentes, adultas e idosas.

De acordo com a coordenadora Cristina Oliveira, o objetivo principal é promover a melhora da autoestima e o fortalecimento psicológico nesse período delicado.

"Nesse momento de fragilidade, quando muitas perderam seus lares, objetos e eletrodomésticos, e estão abrigadas aqui, temporariamente, a autoestima é muito importante na vida de cada uma”, informou Cristina.

Delcilene Cardoso, de 29 anos, autônoma, que fez tranças estilo boxeadora, agradeceu o apoio recebido e o incentivo dado pelos voluntários neste momento de dificuldade e retomada.

"Temos carência, temos filhos, não temos tempo de nos cuidar, então é ótimo nos sentirmos bem; embora a gente não tenha onde morar, nossa autoestima fica lá em cima; é gratificante receber um cuidado desse. A população precisa desse acolhimento”, concluiu. 

Ação contínua

A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), seguiu com as ações de atendimento da população atingida pelos impactos dos alagamentos em Macapá. Neste sábado, 17, a secretaria realizou visitas nos bairros do Muca, Nova Esperança, Congós, Jardim Marco Zero, Cidade Nova e Pacoval, com serviços de acolhimento “in loco” de 218 famílias através do Programa Acolher Amapá, totalizando 872 pessoas atendidas.

No Centro de Acolhimento do Estado, na Escola Estadual Reinado Damasceno, localizada no bairro Novo Buritizal, 20 famílias seguem abrigadas, totalizando 80 pessoas que estão recebendo café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar, medicações, roupas, calçados, colchões e kits dormitórios (contendo rede, lençol, travesseiro e mosqueiro), além da entrega de fraldas pelo Serviço Socioassistencial da 1ª Infância.

Outras 73 famílias procuraram os serviços do Acolher Amapá no polo de atendimento, montado na escola, totalizando 292 pessoas. Devido o nível da água estar baixando, as famílias estão solicitando o desabrigamento voluntário, mediante assinatura de termo. Até esta sexta-feira, 16, 50 famílias optaram por retornar para suas casas, sendo acompanhadas pela equipe técnica da Seas.

Além da Assistência Social e Políticas para Mulheres, outras secretarias também integram a força-tarefe do Governo do Amapá que está atuando em várias fresntes para amenizar os impactos causados pelas fortes chuvas e alagamentos que atingiram Macapá, desde terça-feira, 12.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!