‘Consegui tirar meu RG', diz morador atendido pelo Governo do Amapá após perder documentos em alagamento, em Macapá
Neivaldo Ferreira, de 62 anos, foi atendido em ação do Super Fácil e Polícia Científica, no Centro de Acolhimento do Estado.
Neivaldo Ferreira e a família estão abrigados na escola e conseguiram dar entrada em novas vias dos documentos pessoais
O microempreendedor Neivaldo Ferreira, de 62 anos, faz parte das famílias atendidas no Centro de Acolhimento do Governo do Amapá após as fortes chuvas que atingiram Macapá, na última semana. Ele e a família acabaram perdendo todos os documentos pessoais por causa do alagamento em sua casa. Morador do bairro Novo Buritizal, ele conseguiu emitir a 2ª via após uma ação do Governo do Amapá, nesta sexta-feira, 16.
No primeiro momento, foram 20 famílias atendidas com a emissão de novas vias. O trabalho do Estado conta ainda, com atendimentos sociais e de saúde, com multiprofissional formada por técnicos, médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e farmacêuticos.
Com a ajuda das equipes do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Super Fácil) e da Polícia Científica, o trabalhador foi atendido rapidamente e conseguiu ficar mais aliviado. Segundo ele, durante as chuvas, a água entrou rápido em sua residência e apenas deu tempo de salvar algumas coisas, mas os documentos foram perdidos.
“Vim com a minha família para a Escola Reinaldo Damasceno e, além de outros atendimentos que recebemos, consegui tirar meu RG, que perdi na chuva. Fiquei satisfeito e mais tranquilo, pois eu, minha esposa e meus filhos fomos muito bem atendidos. A enchente levou, mas consegui meus documentos de volta”, relata o trabalhador.
Junto com Reinaldo, outras famílias também foram assistidas com a emissão da 2ª via dos documentos. As equipes trabalham para que a entrega das novas vias ocorra no menor tempo possível.
“Tivemos que agir em conjunto para que essas pessoas não ficassem sem suas identificações e outros documentos importantes, que são primordiais nesse contexto, até para o cadastro em programas sociais disponíveis”, explicou a diretora-geral do Super Fácil, Renata Apóstolo Santana.
A equipe do Super Fácil atendeu outras demandas como a emissão de CPF e cartão do SUS, como no caso da diarista Elenilda dos Santos e sua filha, Eloise Sophia, que precisavam dessas identificações para acessar os atendimentos de saúde com mais facilidade.
“Fui atendida aqui mesmo na escola e, graças à Deus, eu e minha filha estamos bem. Agora podemos ficar tranquilas sabendo que teremos de volta os documentos que perdemos”, relatou Elenilda.
Atendimento à população
Desde sábado, 10, o Governo do Amapá trabalha no auxílio às famílias macapaenses atingidas por fenômenos naturais. Em um primeiro momento, o suporte foi garantido aos moradores da orla do Aturiá, que tiveram casas danificadas pela força do Rio Amazonas. Na terça-feira, 13, a força-tarefa foi intensificada diante das fortes chuvas que afetaram diversos pontos pela cidade.
Cerca de 218 famílias já foram atendidas pelo Governo do Amapá em suas residências, após o sinistro registrado em Macapá, totalizando 872 pessoas. No Centro de Acolhimento da Escola Estadual Reinaldo Damasceno, foram 73 famílias atendidas, mas que não ficaram abrigadas, chegando a 292 pessoas. Os programas Acolher Amapá e Amapá sem Fome, juntos, somaram mais de 1,1 mil atendimentos na última semana durante a situação de crise.
Na quinta-feira, o governador do Amapá, Clécio Luís, ampliou a situação de emergência para atendimento dos municípios de Santana e Mazagão. O decreto foi assinado para ajudar no enfrentamento dos problemas causados pelas fortes chuvas, como os alagamentos, que atingem a Região Metropolitana.
Em outra frente, o Governo do Amapá presta apoio à Prefeitura de Macapá nas ações de limpeza e desobstrução de canais.
Para auxiliar os atingidos, o Governo mobilizou equipes da Secretaria de Estado da Assistência Social, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria dos Transportes (Setrap), Secretaria da Habitação (Sehab), Secretaria da Saúde (Sesa), Secretaria da Mobilização, Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Policia Militar (PM) e Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS).
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