Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá realizou mais de 2 mil atendimentos em saúde das famílias abrigadas no Centro de Acolhimento do Estado  

Secretaria de Saúde destacou profissionais para atuarem na atenção às pessoas atingidas pelos alagamentos em Macapá.

Por Paolla Gualberto
17/02/2024 17h34

Foram 2.183 atendimentos entre consultas médicas, exames laboratoriais e de imagem, medicamentos, atendimento psicossocial e outros.

O Governo do Amapá está atuando com ações intensivas de assistência em saúde para as famílias vítimas das fortes chuvas e alagamentos que atingiram o município de Macapá e que estão abrigadas no Centro de Acolhimento do Estado, localizado na Escola Estadual Reinaldo Damasceno, na Zona Sul da capital.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) montou dois pontos fixos de atendimento para operar em dois turnos e uma equipe formada por enfermeiro e técnico para atuar em regime de plantão, em caso de intercorrência. Até o momento foram realizados 2.183 atendimentos entre consultas médicas, exames laboratoriais e de imagem, dispensação de medicamentos, atendimentos psicológico, serviço social e consultas especializadas.

A médica Manuella Aranha, afirma que muitos pacientes estão apresentando quadro de insônia, gastroenterite, desidratação e gripes, principalmente em crianças.

“Estamos tendo muitos atendimentos pediátricos, a primeiro momento foram mais os adultos, mas agora eles estão aproveitando o fácil acesso e estão vindo para solicitar o checkup das crianças, entrar com o antiparasitário e realizar os exames de sangue”, completa a médica.

Adrilene Moura, mãe do José Davi, de 3 anos, conta que é bom não precisar se deslocar do abrigo após toda a situação do alagamento, pelo qual sua família passou. Ela, o marido e os 4 filhos perderam a casa onde moravam, localizada no bairro Nova Esperança.

“O Davi estava com muita dor de barriga e falta de apetite, é bom ter tudo aqui né, passamos por todos os atendimentos e agora ele já foi até medicado”, relata Adrilene.

No total, 19 tipos de exames laboratoriais foram ofertados para os abrigados, entre hemograma, colesterol total, triglicerídeos, uréia, creatinina, glicose, ácido úrico e outros. No total, 665 exames foram realizados durante os atendimentos multiprofissionais na Escola Reinaldo Damasceno.

Para o pai da Lorrana Vitória, de 3 anos, Valdeí Mendes conta que os atendimentos foram rápidos e eficientes. “Ela estava com diarreia e com muita febre, trouxemos logo ela para conversar com a médica e ela logo encaminhou a Vitória pra tomar medicamento e soro. Foi bem rápido tudo”, afirma.

Atendimentos

Até o momento, foram entregues 300 kits odontológicos, 637 medicamentos dispensados, 414 consultas médicas, 13 pacientes regulados e encaminhados para especialista, 16 encaminhamentos para exames de imagem como tomografia, raio-x, ultrassom e ressonância, 2 curativos, 1 drenagem de abcesso, 20 acompanhamentos psicológicos e 414 atendimentos do serviço social, realizados pela Sesa.

Regina Andrade, mãe do Darlan Patrique, de 4 anos, afirma que é muito bom ter todos esses atendimentos para o filho. “Ele vinha com alguns sintomas, vomitou logo que chegou aqui, teve febre e resolvi trazer ele. Passei com a médica e ela me encaminhou para tomar soro e fazer alguns exames de sangue, tudo por aqui mesmo”, revela Regina.

Acolhimento às famílias

Desde sábado, 10, o Governo do Amapá trabalha no auxílio às famílias macapaenses atingidas por fenômenos naturais. Em um primeiro momento, o suporte foi garantido aos moradores da orla do Aturiá, que tiveram casas danificadas pela força do Rio Amazonas. Na terça-feira, 13, a força-tarefa foi intensificada diante das fortes chuvas que afetaram diversos pontos da cidade.

Ação contínua

A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), seguiu com as ações de atendimento da população atingida pelos impactos dos alagamentos em Macapá. Neste sábado, 17, a secretaria realizou visitas nos bairros do Muca, Nova Esperança, Congós, Jardim Marco Zero, Cidade Nova e Pacoval, com serviços de acolhimento “in loco” de 218 famílias através do Programa Acolher Amapá, totalizando 872 pessoas atendidas.

No Centro de Acolhimento do Estado, na Escola Estadual Reinado Damasceno, localizada no bairro Novo Buritizal, 20 famílias seguem abrigadas, totalizando 80 pessoas que estão recebendo café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar, medicações, roupas, calçados, colchões e kits dormitórios (contendo rede, lençol, travesseiro e mosqueiro), além da entrega de fraldas pelo Serviço Socioassistencial da 1ª Infância.

Outras 73 famílias procuraram os serviços do Acolher Amapá no polo de atendimento, montado na escola, totalizando 292 pessoas. Devido o nível da água estar baixando, as famílias estão solicitando o desabrigamento voluntário, mediante assinatura de termo. Até esta sexta-feira, 16, 50 famílias optaram por retornar para suas casas, sendo acompanhadas pela equipe técnica da Seas.

Além da Saúde, Assistência Social e Políticas para Mulheres, outras secretarias tambémm integram a força-tarefa do Governo do Amapá que está atuando em várias frentes de trabalho.
 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!