Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

‘Agora posso beber água bem gelada’, celebra acolhida ao receber geladeira doada na campanha solidária do Governo do Amapá

A zeladora Luiza Barros, 59 anos, recebeu um refrigerador e já planeja também retomar a venda de produtos.

Por Cristiane Nascimento
21/02/2024 14h16

Dona Luiza conta que perdeu vários eletrodomésticos no alagamento, além da geladeira, como ventilador, televisão e fogão

A campanha solidária do Governo do Amapá, para arrecadar doações às famílias impactadas pelas fortes chuvas e alagamentos que ocorreram em Macapá, recebeu 20 geladeiras novas doadas pelo grupo CEA Equatorial. Os eletrodomésticos foram distribuídos de acordo com prioridades definidas pela Secretaria de Estado da Assistência Social.

Uma das contempladas foi a zeladora Luiza Barros, de 59 anos, moradora do bairro Pacoval, na Zona Norte de Macapá, que faz tratamento oncológico e já passou por sessões de quimioterapia e radioterapia, após descobrir um câncer no útero.

A zeladora, que devido à saúde frágil, precisa da ajuda de parentes, conta que mora sozinha com o filho e que, mesmo com as fortes chuvas e o alagamento, no dia 13 de fevereiro, optou por continuar na casa para arrumar as coisas que restaram. Para ela, a chegada do refrigerador representa muito em sua vida, por garantir a conservação dos alimentos, ter água gelada e manter a ocupação com as vendas de produtos que faz em casa para contribuir com as despesas e o tratamento. 

"Isso vai me ajudar muito. Vou conseguir recuperar a comida que perdi e guardar as coisas que gosto de fazer. E, onde eu moro, faço chopp para vender, de todos os sabores para fazer uma renda extra e até mesmo para me ocupar, enquanto faço meu tratamento oncológico. Quando eu estava sem geladeira, eu apenas tomava água morna, agora posso beber água bem geladinha", celebrou.

Dona Luiza afirmou que todos os eletrodomésticos foram queimados e ela ficou sem nada e que alguns objetos foram danificados com os alagamentos.

"Perdi tudo o que eu tinha. Além da geladeira, eu não tinha mais ventilador, televisão e fogão. Meu colchão e minhas roupas molharam e fiquei até sem ter o que vestir. Alguns utensílios eu acabei perdendo, pois eu não tinha como usar após a lama invadir minha casa. Minha irmã me deu uma rede e consegui dormir naquela noite longe da água, mesmo com tanta bagunça", frisou a trabalhadora.

Outra beneficiada, a dona de casa Adeise Santana, de 28 anos, moradora do bairro do Pacoval, na passarela Piauí, também ganhou uma geladeira nova, após ter a casa atingida pelas chuvas. Mãe de três filhos, uma menina de 11, um menino de 7 e o pequeno José Messias de apenas 2 anos e 11 meses, ela ressaltou que vai poder armazenar a comida das crianças de forma mais organizada.

"É muita gratidão. Agora eu posso armazenar os alimentos, principalmente do meu filho mais novo, que tem intolerância e restrições, e a gente compra muita fruta para ele. Agora eu posso organizar tudo, recebo essa ajuda com muita alegria", relatou Adeise.

A moradora do bairro Nova Esperança, Regina Carvalho, de 38 anos, estava dependendo da ajuda de terceiros para conseguir beber água. “A gente estava tomando água quente, contando com a ajuda dos vizinhos, receber essa geladeira vai resolver uma parte do meu problema. Eu estou muito contente”, finalizou Regina.

Monitoramento na Região Metropolitana

A Defesa Civil estadual mantém o monitoramento em áreas de risco já mapeadas. Ao todo, são mais de 800 pontos acompanhados 24 horas para garantia de atendimento rápido em caso de novos alagamentos. O monitoramento abrange a Região Metropolitana, com os municípios de Macapá, Santana e Mazagão, após a expansão do decreto de emergência para essas áreas.

Acolhimento às famílias

Desde o dia 10 de fevereiro, o Governo do Amapá trabalha no auxílio às famílias macapaenses atingidas por fenômenos naturais. Em um primeiro momento, o suporte foi garantido aos moradores da orla do Aturiá, que tiveram casas danificadas pela força do Rio Amazonas. No dia 13, a força-tarefa foi intensificada diante das fortes chuvas e alagamentos que afetaram diversos pontos da cidade, causando transtornos para centenas de famílias.

Diversos órgãos estaduais seguem atuando no suporte às pessoas afetadas pelos alagamentos. O Governo do Estado também presta apoio à Prefeitura de Macapá nas ações de limpeza e desobstrução de canais.

 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!