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Escola Darcy Ribeiro pode voltar a ter ensino integral

Gestores vão consultar a comunidade para definir a volta do modelo de educação

Por Redação
27/09/2016 14h09

A Escola Estadual Darcy Ribeiro, localizada na zona Norte da capital, já foi uma das duas unidades de ensino público que funcionava em tempo integral, no Amapá. Nesta terça-feira, 27, a secretária de educação Goreth Sousa, visitou a escola e analisa o retorno do ensino integral na unidade.

Segundo a diretora adjunta da escola Darcy Ribeiro, Ingrid Bastos, a escola funcionou em tempo integral até 2013, mas por problemas financeiros e aumento na demanda de alunos precisou retornar ao modelo de ensino tradicional.

Na época, a escola desenvolvia atividades por meio do programa federal Mais Educação, ofertado às escolas públicas de ensino fundamental.  A iniciativa consiste no desenvolvimento de atividades de educação integral que ampliam o tempo diário de escola para o mínimo de sete horas e também aumentam as oportunidades educativas dos estudantes.

Na ocasião, a equipe técnica da Seed orientou que o gestor escolar reúna com a comunidade a fim de definir qual modelo de ensino a ser adotado pela escola. O cronograma sobre a definição e as principais demandas para melhorar o ensino serão encaminhados à Seed.

“É fundamental a participação da comunidade nessa decisão para garantir mais qualidade de ensino”, explicou Goreth.

Estrutura

Atualmente, a escola Darcy Ribeiro conta com 486 alunos distribuídos no Ensino Fundamental I e II, pela manhã e tarde. A sede possui oito salas, quadra de esportes, refeitório, banheiros adaptados para deficientes físicos, além de espaços dedicados a atividades culturais e ao descanso do aluno.

Ensino integral
A educação integral busca desenvolver de forma completa o aluno. Nela, são executadas ações integradas que preparam um cidadão criativo, consciente e participativo na sociedade.
As atividades de educação integral compreendem estratégias para o acompanhamento pedagógico diário da aprendizagem dos estudantes quanto às linguagens, à matemática, às ciências da natureza, às ciências humanas; bem como quanto ao desenvolvimento de atividades culturais, da cultura digital, artísticas, esportivas, de lazer e da abertura das escolas aos finais de semana.

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