Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Estado celebra 92 anos do voto feminino no Brasil com debate sobre liderança das mulheres na política

Evento coordenado pela Secretaria de Políticas para Mulheres, aconteceu nesta quinta-feira, 22, na Assembleia Legislativa,

Por Alice Palmerim
22/02/2024 20h54

O direito ao voto das mulheres brasileiras foi conquistado em 24 de fevereiro de 1932

Com o debate: "Mulheres na Liderança: a importância da participação feminina na política”, o Governo do Estado celebrou os 92 anos do voto feminino no Brasil, nesta quinta-feira, 22. O evento, na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), reuniu lideranças políticas que destacaram a importância da mulher em cargos públicos eletivos de destaque.

Durante o encontro, coordenado pela Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (Sepm), a secretária, Adrianna Ramos, reforçou a luta histórica e significativa na política do país.

“O encontro proposto pelo Governo do Estado, para celebrar os 92 anos da conquista do voto feminino é importante para que possamos refletir sobre a necessidade de mais mulheres participando ativamente da política amapaense e brasileira”, disse a secretária.

O direito ao voto feminino no Brasil foi conquistado em 24 de fevereiro de 1932, na mesma época em que foi promulgado o código eleitoral brasileiro. O evento debateu ainda estratégias para impulsionar a participação do público feminino nas futuras eleições.

A secretária de Estado da Transposição, Anne Marques, enfatizou o simbolismo da data, que representa uma das conquistas consolidadas da luta feminina no país.

“Isso é importante, porque 92 anos se passaram e a gente ainda está aqui buscando cada vez mais os direitos das mulheres. Estamos vivendo um ano político eleitoral e fica aqui uma reflexão, quanto mais mulheres podemos ter para estar nos representando. Não chegamos nem perto ainda da representatividade que devemos ter na política”, pontuou a secretária.

Já a ex-deputada, Cristina Almeida, destacou que o direito ao voto feminino precisa ser comemorado para continuar a luta. “É uma data que precisamos comemorar, porque foi o voto feminino, o ponto de partida, do ingresso das mulheres no espaço de poder”, destacou Cristina.

Representatividade

No Amapá, dos 16 municípios do Estado apenas 9 câmaras municipais possuem representatividade feminina, o que representa 56, 25%. A nível estadual dos 24 deputados, apenas 7 parlamentares são mulheres. Os dados destacam a necessidade de cada vez mais mulheres em espaço de poder, principalmente no pleito municipal deste ano.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!