Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

‘Bloquinho do Creap’ leva alegria e inclusão para familiares e pacientes atendidos no Centro de Reabilitação do Amapá

Festa de carnaval contou com a bateria da Escola de Samba Piratas da Batucada, campeã do Carnaval 2024.

Por Andreza Teixeira
24/02/2024 09h00

Animação ficou por conta da bateria de Piratas da Batucada

O carnaval chegou também para as crianças e adolescentes atendidos pelo Centro de Reabilitação do Amapá (Creap). Na última sexta-feira, 23, a unidade promoveu o "Bloquinho do Creap", para proporcionar um momento de interação e inclusão. A folia contou com a participação da bateria da Escola de Samba Piratas da Batucada, campeã do Carnaval 2024.

O Creap oferece atendimentos de terapia ocupacional e fisioterapia para pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), paralisia cerebral, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), entre outras alterações intelectuais.

Segundo o coordenador de Reabilitação, Mário Coimbra, entre todas as terapias e tratamentos que o centro disponibiliza aos usuários, as atividades complementares são uma forma de melhorar a aceitação e os resultados do processo terapêutico.

"Além das atividades diárias de ambulatório o Creap realiza diversas atividades complementares e projetos que são uma forma de melhorar e potencializar a terapêutica já realizada pelos nossos profissionais", explicou Coimbra.

A psicóloga, Rita Edilena, explicou que a programação também é um momento importante de interação e de promoção de experiências, principalmente, para os pacientes atípicos que na maioria das vezes não participam desse tipo de atividade.

"Esse é um momento de interação com os nossos pacientes, equipe multiprofissional e familiares para fortalecer o vínculo e proporcionar um momento de diversão. Geralmente os pais de crianças atípicas têm dificuldade ou receio de ir até um parque, um shopping com medo do comportamento dessa criança. Encontros como esse, também são terapêuticos. A criança se sente acolhida. O afeto, amor e cuidado também ficam fortalecidos e a adesão ao tratamento fica ainda maior", destacou Rita.

A fonoaudióloga, Valquíria Câmara, atua no Creap e conta que tem uma verdadeira história com o Centro. Há dois anos ela virou mãe da Daniela, que é portadora da síndrome de Down e agora, ela também é paciente do centro.

"O Creap é uma casa, todas as ações que são promovidas aqui são feitas com muito amor e carinho. A gente precisa abrir os olhos da sociedade para as pessoas atípicas e aqui é um lugar de acolhimento e interação. Acolhemos e somos acolhidos e isso faz toda a diferença na vida das famílias. Hoje tenho esse olhar tanto como profissional como usuária dos serviços. Esse momento é muito especial para todos nós", garantiu Valquiria, emocionada.

Serviço

Para ter acesso aos tratamentos realizados pelo Centro, é preciso do encaminhamento de um médico especialista, e após isso, realizar o cadastro presencial no prédio do Creap, localizado na Rua Tiradentes, 1597, no bairro Central. Também é possível agendar o atendimento para as diversas especialidades pelo número (96) 98421-7469 (WhatsApp).

Confira como foi o "Bloquinho do Creap":

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!