Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

No Amapá, debates sobre financiamentos públicos e privados são destaque do Startup20

Roda de conversa avaliou possibilidades de fomentos destinados por investidores e pelo poder público para alavancar potenciais negócios.

Por Mônica Silva
26/02/2024 11h00

Objetivo é incentivar propostas sustentáveis

O Startup20, maior encontro internacional sobre inovação e tecnologia, sediado no Amapá, levou ao público discussões sobre estratégias globais e desafios para investimentos em startups, com fomentos destinados por investidores e pelo setor público para alavancar potenciais negócios, de forma sustentável. 

Startups são negócios inovadores, com produtos ou serviços que solucionem problemas. O Amapá possui, atualmente, 41 empreendimentos deste tipo em atividade, com geração de mais de 500 empregos diretos e indiretos. O Governo do Estado é um dos principais parceiros no fomento do setor, com destaque às políticas públicas de iniciação científica, como o edital Doutor Empreendedor, lançado no primeiro dia de programação.

Durante o debate, no domingo, 25, a Amazon Investor Coalition abriu o primeiro momento de discussões. Trata-se de uma aliança de investidores, doadores e empresas de países como Estados Unidos, Reino Unido e Canadá. No Amapá, o grupo tem como proposta incentivar o desenvolvimento sustentável. 

“O grupo quer investir em estratégias sustentáveis na bioeconomia da Amazônia para ajudar na estabilização do clima. Para nós faz total sentido atuar junto com as comunidades daqui”, afirmou o presidente da Amazon Investor Coalition, Ricardo Politi.

Dentro da discussão sobre bioeconomia, o professor e pesquisador da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Jadson Luís, levantou um debate sobre o uso de matéria-prima do Amapá com investimento em outros estados e países.

“Foi um assunto bem relevante e com respostas esclarecedoras. O presidente da Amazon Investor Coalition fez várias colocações sobre o tema e sugeriu um debate mais amplo para melhores e maiores entendimentos, fiquei satisfeito e a experiência desse painel foi muito boa”, avaliou Luís. 

Para a presidente da Associação Brasileira de Startups (Abstartup), Ingrid Barth, as discussões e colaborações estimulam a troca de ideias e a busca por soluções, impulsionando o ecossistema local e fomentando a captação de investimentos que podem alavancar o desenvolvimento tecnológico e econômico da região.

“É uma oportunidade ímpar para mostrar o potencial do Amapá”, frisou Ingrid. 

O Startup20 é uma realização da Associação Brasileira de Startups (Abstartup) em parceria com o Governo do Estado e o Sebrae e reúne autoridades e representantes de vários países para debater alternativas inovadoras para o planeta.

 Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!