Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Seed divulga classificados na etapa estadual da Olimpíada da Língua Portuguesa

Anúncio dos cinco melhores textos será realizado no dia 3 de outubro. Mais de 800 alunos participaram da competição no Amapá

Por Redação
28/09/2016 12h07

Os autores dos cinco melhores textos da etapa estadual da Olimpíada da Língua Portuguesa serão anunciados no dia 3 de outubro. A seleção será divulgada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), no salão de eventos do Atalanta Hotel, localizado na Avenida Coaracy Nunes, nº 1148, Centro, a partir das 8h.

Em 2016, o tema da quinta edição é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania por meio da cultura local.

Ao todo, 201 escolas da rede pública de ensino, totalizando mais de 800 estudantes, participaram da competição, que é orientada por 523 professores. O Estado participa da Olimpíada desde a primeira edição, em 2012.

Participam do concurso professores da rede pública e seus alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nas seguintes categorias: Poema (5º e 6º anos do Ensino Fundamental), Memórias Literárias (7º e 8º anos do Ensino Fundamental); Crônica (9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio); e Artigo de Opinião (2º e 3º anos do Ensino Médio).

A próxima etapa será a regional. Nela, os alunos autores dos 500 textos semifinalistas e respectivos professores deverão participar de oficinas regionais presenciais em uma capital brasileira, de acordo com a categoria que participam.

A etapa nacional será a última fase da competição. Neste período, serão selecionados 38 textos por categoria, totalizando 152 participantes convidados para a Premiação Nacional, onde serão anunciados os cinco textos vencedores por gênero textual.

Os vencedores serão premiados com medalha, livros, oficinas culturais e de formação, tablet, notebook, impressora, computadores, projetor, telão para projeção, e até placa de homenagem, dependendo da colocação. 

“O objetivo do programa é a melhoria da qualidade de ensino de Língua Portuguesa nas escolas públicas. A olimpíada permite aos alunos e professores a possibilidade de criar mais proximidade com o que é nosso sobre cultura, paisagem e comportamento, melhorando a escrita e a oralidade”, explicou a coordenadora da Olimpíada da Língua Portuguesa no Amapá, Aline Mendes Salvador.

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A iniciativa é do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!