Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá retoma projeto social 'Tatame da Cidadania' com aulas de jiu-jítsu e wrestling

Inscrições iniciaram nesta terça-feira, 27, e seguem até o preenchimento das 75 vagas ofertadas.

Por Marcelle Corrêa
27/02/2024 11h17

Projeto volta a atender a comunidade, após quatro anos

O Governo do Amapá retomou as atividades do projeto social ‘Tatame da Cidadania: formando cidadãos através da prática de artes marciais’. A iniciativa é voltada para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. Em 2024, a novidade é a inclusão da modalidade olímpica de wrestling, mas também há oferta de aulas de jiu-jítsu. 

As inscrições iniciaram nesta terça-feira, 27, no prédio do Centro Integrado de Defesa Social (Ciodes), na Avenida Raimundo Álvares da Costa, 165, em Macapá. As aulas estão previstas para começar na segunda quinzena de março. Ao todo, são 95 vagas ofertadas. 

O secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública, Marko Scaliso, frisou a importância de ofertar projetos sociais aos jovens, para que eles sejam multiplicadores dos ensinamentos que serão repassados por profissionais da segurança pública e professores graduados nas modalidades oferecidas pelo Centro.

"Com o Tatame da Cidadania, um número muito bom de crianças e adolescentes irão aprender tanto jiu-jitsu quanto a luta olímpica. É um projeto social voltado ao esporte mas também à educação", informou Scaliso.

A iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Ciodes, conta, ainda, com a parceria do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), que, junto com o Governo do Estado, garante, gratuitamente, todo o material dos treinos aos alunos.

"O aluno, assim que ele for matriculado, vai receber todo esse material de forma gratuita para participar do projeto com a gente durante o ano de 2024. Para o jiu-jítsu, serão fornecidos kimonos, itens necessários para o treinamento e para o que mais for precisar", explicou o  coordenador do Ciodes, capitão Diego Alves. 

O projeto 

Criado em 2018, o ‘Tatame da Cidadania’ tem o objetivo de difundir as artes marciais para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para a disciplina, melhor formação do cidadão no exercício de seus direitos, respeitando o próximo e as diversidades. Em 2020, os treinos tiveram que ser suspensos em razão da pandemia, mas agora voltam para atender a população.

Confira os documentos necessários para as matrículas:

  • Declaração de matrícula escolar;
  • Cópia do comprovante de residência;
  • 1 foto 3x4
  • Cópia do RG ou Certidão de Nascimento do aluno; 
  • Cópia do RG ou Certidão de Nascimento do responsável legal; 
  • Atestado médico de aptidão física;
  • 1 pasta, tipo classificador escolar, transparente branca. 

Turmas

Para a modalidade jiu-jitsu, serão montadas três turmas. Uma ‘kids’, para crianças de 7 a 10 anos, com 15 vagas e duas turmas ‘Iniciantes’, para crianças e adolescentes de 10 a 17 anos, com 20 vagas cada.  Os treinos acontecerão nas segundas, quartas e sextas-feiras, e estão divididos entre os períodos da manhã e tarde

Já o wrestling, terá uma turma atendendo a faixa etária de 10 a 17 anos, com disponibilidade de 40 vagas, no período da tarde, de segunda a sexta-feira.

O coordenador do projeto, coronel Costa Júnior, ressalta a importância da educação e disciplina que as artes marciais proporcionam aos jovens, além disso, o projeto incentiva a descoberta de novos talentos para representar o estado em competições estaduais, nacionais e internacionais.

"Uma das vertentes do esporte dentro da segurança pública é, justamente, os preceitos das artes marciais em que temos a possibilidade de formar adultos mais conscientes e mais capacitados. O respeito que as artes marciais pregam dentro do tatame, se reflete dentro da sociedade. Lembrando, ainda, que o Amapá é um celeiro de bons esportistas que são oriundos dos projetos sociais", ressaltou Costa.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!