Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá leva orientações sobre a prevenção de lesões por esforço repetitivo a profissionais da saúde

Superintendência de Vigilância em Saúde levou informações sobre como identificar as doenças aos servidores do Hcal.

Por Mônica Silva
28/02/2024 16h25

Nesta quarta-feira, 28, celebra-se o Dia Mundial de Combate às Doenças por Esforço Repetitivo

O Governo do Amapá promoveu uma ação educativa voltada para servidores da saúde nesta terça, 27, com orientações sobre como evitar e identificar lesões por esforço repetitivo. A atividade atendeu profissionais do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), em Macapá, com informações gerais sobre a doença.

A programação é desenvolvida pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). Foram fornecidas explicações sobre as causas da doença e de como evitar que ela se desenvolva.

“Nós queremos promover ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância em saúde", destacou o superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá, Cássio Peterka.

A Lesão por Esforço Repetitivo (LER) se trata de um conjunto de doenças causadas pela realização de atividades contínuas. Já os Distúrbios Osteomusculares (DORT) são causados pelo movimento repetitivo durante a execução do trabalho. Os problemas levam a lesões que afetam às estruturas dos tendões, músculos e ligamentos.

Segundo a fisioterapeuta do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Giovana Lopes Bueres, é fundamental que o trabalhador, ao primeiro sintoma da doença, procure assistência especializada, evitando a evolução clínica do quadro.

"Durante a palestra buscamos orientar os profissionais sobre a importância da notificação da doença, pois a partir dos dados epidemiológicos podem ser realizadas políticas públicas de prevenção para que os casos não avancem”, reforçou a fisioterapeuta.

A técnica em enfermagem, Cleuvandira Ferreira, de 49 anos, diz que já conhecia a doença e reforça que o cuidado contínuo é uma das formas de prevenir as dores.

”Atuo há 21 anos na área da saúde e sempre fiquei atenta aos sintomas, antes mesmo da palestra, eu já conhecia a doença, por isso fiz questão de participar e atualizar as informações para ajudar outras pessoas”, destacou a profissional.

Prevenção no trabalho

A ação faz parte das atividades alusivas ao Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforço Repetitivo ou Distúrbios Osteomusculares, celebrado nesta quarta, 28.

No Amapá, o Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador é responsável por orientar e auxiliar o trabalhador na prevenção da doença. O local funciona no prédio da SVS, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, na Avenida 13 de Setembro, no bairro Buritizal.

Confira os sinais e sintomas mais comuns:

  • Dor espontânea ou à movimentação passiva, ativa ou contra resistência;
  • Alterações sensitivas de fraqueza, cansaço, peso, dormência, formigamento, sensação de diminuição, perda ou aumento de sensibilidade, agulhadas e choques;
  • Dificuldades para o uso dos membros, principalmente das mãos, e mais raramente, sintomas de inflamação em áreas de hipotrofia ou atrofia.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!