Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Estado garante serviços de regularização fundiária para mais de 100 moradores em Tartarugalzinho

Ação itinerante integra cooperação técnica entre Estado e Município para impulsionar a titulação de imóveis. 

Por Winicius Tavares
28/02/2024 11h25

A regularização fundiária visa normalizar terras que compõem as glebas transferidas ao Estado pela União

O Governo do Amapá segue levando serviços de regularização fundiária e alcançando as comunidades nos municípios do interior do estado. Em Tartarugalzinho, cerca de 120 moradores deram o primeiro passo para a titulação de seus imóveis e tiraram dúvidas sobre o Sistema de Cadastro de Regularização Fundiária (Sicarf), ferramenta que auxilia no cadastro e abertura de processos fundiários. 

A ação itinerante, coordenada pelo Instituto de Terras do Amapá (Amapá Terras), é um desdobramento do acordo de cooperação técnica assinado em 2023 entre o Estado e o Municipio. O objetivo é dar celeridade nas demandas de gestão fundiária de Tartarugalzinho, além de promover o bem-estar social e econômico de produtores rurais. 

Com as terras regularizadas, os proprietários ganham mais segurança para cultivar e garantem acesso a linhas de financiamento do poder público e de bancos privados para investir na produção. 

“Por meio dessas ações itinerantes, conseguimos levar esse serviço mais próximo das comunidades e dos interiores. Com o processo iniciado, a finalidade é que o proprietário alcance a Declaração de Reconhecimento de Posse (DRP), que é uma documentação antes do título definitivo. O processo será analisado, e se ele se enquadrar na legislação, é realizada a titulação do imóvel”, explica o coordenador de Catalogação do Amapá Terras, José Ubirajara.

Regularização fundiária 

A regularização fundiária visa normalizar terras que compõem as glebas transferidas ao Estado pela União, ocupadas por agricultores familiares, assentamentos e comunidades tradicionais. Gleba é a denominação de porções de terra não legalizadas. 

O processo identifica e delimita as áreas ocupadas, elabora planos urbanísticos que atendam às normas legais e ambientais, e concede títulos de posse aos ocupantes. Essa medida busca não apenas legalizar a situação das habitações, mas também promover a inclusão social, dando segurança jurídica aos moradores. 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!