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Procon capacita supervisores de supermercados para evitar conflitos com o consumidor

Treinamento é direcionado aos profissionais que lidam diretamente com os consumidores

Por Redação
28/09/2016 15h19

Palestra esclarece sobre as principais reclamações do segmento que chegam ao Procon

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) iniciou um treinamento para melhorar a relação entre clientes e fornecedores no segmento de hiper e supermercados no Amapá. A capacitação começou nesta quarta-feira, 28, na sede da Associação Amapaense de Supermercados (Amaps).

O treinamento, que é direcionado a supervisores e chefes de sessões – profissionais que lidam diretamente com os consumidores –, tem como foco a qualificação quanto aos direitos dos consumidores. O departamento jurídico do órgão deu como exemplo os conflitos mais frequentes intermediados pelo Procon.

De acordo com o diretor-presidente do Procon, Eliton Franco, algumas queixas que chegam ao órgão poderiam ser resolvidas facilmente se os colaboradores fossem instruídos quanto ao Código de Defesa do Consumidor.

Essas reclamações, explicou Franco, chegam ao Procon porque os colaboradores dos empreendimentos não possuem conhecimentos sobre a base legal do Código de Defesa do Consumidor (CDS), o que cria um problema para o estabelecimento, que pode resultar desde multa até a interdição, dependendo do caso, além de gastos com judiciais com ações movidas por clientes.

Franco ressaltou que o Procon não tem somente a função de fiscalizar e aplicar notificações e multas, mas, também, possui a responsabilidade educativa.

“Num momento de crise que o Amapá vive, não é bom para a economia que a iniciativa privada passe por dificuldades. Não podemos deixar que o consumidor seja lesado, mas também não podemos intervir de forma negativa na economia proporcionada pelos empreendedores. Por isso, estamos palestrando sobre o CDC, para melhorar a capacidade de resposta ao consumidor”, ponderou o diretor do Procon.

A maioria das reclamações do segmento que são oficializadas no órgão de Defesa do Consumidor advém de produtos alimentícios com prazos de validade vencidos, como laticínios e iogurtes. Outras sessões existentes em hipermercados como eletrodomésticos e eletroeletrônicos, também originam queixas quanto ao período de garantia dos produtos.

A capacitação segue nesta quinta-feira, 29, de 14h30 às 16 horas, para outros colaboradores do segmento. O tema da capacitação é “A política de defesa do consumidor e principais conflitos entre consumidor e fornecedor. Além da AMAPS, o treinamento é feito em parceria com o Sindicado do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado do Amapá (Sindgêneros).

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