Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Combate à Dengue: Governo do Amapá decreta situação de emergência em 10 municípios do estado

Último boletim epidemiológico aponta mais de 1.800 casos notificados em todo o estado para investigação.

Por Andreza Teixeira
29/02/2024 08h04

O documento autoriza a adoção de todas as medidas administrativas necessárias à contenção do avanço da doença

Nesta quarta-feira, 28, o governador do Amapá Clécio Luís, decretou situação de emergência em 10 municípios do estado pelo aumento no número de casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a dengue. Além do Oiapoque, que já recebe ações do Estado desde o mês de janeiro, agora estão em alerta os municípios de Macapá, Santana, Vitória do Jari, Pedra Branca do Amapari, Laranjal do Jari, Calçoene, Amapá, Mazagão, Porto Grande e Serra do Navio.  

O documento autoriza a adoção de todas as medidas administrativas necessárias à contenção da epidemia, em especial, a aquisição pública de insumos e materiais, a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial, respeitada a legislação em vigor. As iniciativas buscam minimizar os danos e agravos da situação epidemiológica à população e à economia.

O ultimo boletim epidemiológico emitido pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) aponta a notificação de 1.883 casos, desses, 527 foram confirmados através de exame laboratorial. A maioria de casos se concentram em Oiapoque que já tem 321 casos, seguido de Macapá com 100 casos, Laranjal do Jari com 34 casos de dengue e Tartarugalzinho com 32 casos.

Em 2 fevereiro, o governador já havia decretado situação de emergência no município de Oiapoque, município ao extremo norte do estado que concentra mais de 70% dos casos de dengue do Amapá. Na ocasião o Governo do Estado intensificou as ações de limpeza urbana e desobstrução de canais, reforçou o atendimento no hospital estadual com sala para hidratação de pacientes, kit de medicamentos e reforço de profissionais, além das ações de vacinação contra influenza e covid-19.

Até o momento o Amapá já registrou três casos de morte por dengue. O decreto tem vigor de 180 dias.

 Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!