Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá capacita profissionais da saúde de Laranjal do Jari para o tratamento adequado de pacientes com dengue

O reconhecimento precoce dos sinais de alarme são de extrema importância para evitar que a doença se agrave.

Por Mônica Silva
02/03/2024 17h09

A capacitação ocorreu neste sábado, 2, durante o Dia D Nacional de Combate à Dengue

O Governo do Amapá capacitou 70 profissionais da saúde que atuam no município de Laranjal do Jari, no sul do estado, sobre o tratamento adequado de pacientes com dengue. Enfermeiros, biomédicos e técnicos de enfermagem tiveram a oportunidade de aprofundar os conhecimentos durante o treinamento. 

A capacitação ocorreu neste sábado, 2, durante o Dia D Nacional de Combate à Dengue e faz parte de um conjunto de ações que a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) realiza em Laranjal do Jari para o enfrentamento à doença. Também compõem as medidas a conscientização de moradores sobre estratégias para evitar proliferação do Aedes aegypti, transmissor da doença; e orientação nas escolas. 

O treinamento com os profissionais de saúde teve como objetivo mostrar aos participantes que o reconhecimento precoce, o contínuo monitoramento e a pronta reposição hídrica são de extrema importância para evitar quadros mais graves de dengue. 

“É importante um bom exame dos pacientes, entender os sinais de alerta, acompanhar as informações em epidemiologia,isso tudo vai evitar que haja o agravo do quadro“, pontuou o superintendente da SVS, Cássio Peterka.

O técnico da Vigilância Ambiental da SVS, Aldo Maurício, responsável pelo treinamento, explicou que a identificação precoce dos casos de dengue é fundamental para a tomada de decisões e implantação de medidas de maneira oportuna, uma vez que se não tratada de forma adequada, a dengue pode levar o paciente à morte.

“Entre os assuntos abordados, estão: a ocorrência de óbitos, sinais, sintomas e tratamento do paciente com dengue, a classificação de acordo com avaliação de quadro clínico para o tratamento adequado e a importância da classificação de risco nos serviços”, comenta Maurício.

O enfermeiro Miguel dos Santos Ribeiro, de 33 anos, foi um dos profissionais que recebeu a capacitação. Ele contou que adquirir mais conhecimentos sobre classificação de risco para prioridade no atendimento somou ao que ele já sabia sobre a dengue.

“Precisamos nos atualizar para poder oferecer um atendimento com mais qualidade e segurança”, avalia Miguel.

A biomédica Danielly Sousa Fonseca Batista ressaltou que a capacitação aprimora a assistência ao paciente.

“Nós sabemos o quanto é importante o manejo adequado de pacientes com dengue, e essa qualificação nos trouxe muito conteúdo que vai nos ajudar no dia a dia”, pontuou Danielly.

De acordo com a SVS, de 1º de janeiro de 2024 a 26 de fevereiro, foram confirmados 34 casos de dengue em Laranjal do Jari, um aumento de mais de 6.000% em relação ao mesmo período de 2023. Atualmente, são 202 casos em investigação no município.

Dia D Nacional de Combate à Dengue

É uma ação integrada, promovida pelo Ministério da Saúde, que inclui as 27 unidades da federação, envolvendo as três esferas de governo e sociedade civil para conscientizar a população brasileira sobre as características da dengue e as medidas de prevenção. Até 27 de fevereiro, o Governo Federal contabilizou mais de 900 mil casos prováveis de dengue em todo o país.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!