Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Foliões aproveitam Circuito de Blocos e A Banda para se despedirem do Carnaval 2024, em Macapá

Programações receberam incentivo do Governo do Amapá levando milhares de brincantes para as ruas.

Por Eduardo Belfort
04/03/2024 08h30

Neste domingo, o Circuito de Blocos e ‘A Banda’ encerraram as festividades de carnaval

Celebrando a despedida do Carnaval 2024, o Circuito de Blocos e ‘A Banda’, apoiados pelo Governo do Amapá, encerraram a temporada de folia no domingo, 3. Com energias positivas e muita animação, 10 blocos de rua da Associação dos Blocos Carnavalescos do Amapá (Abloca) percorreram a Rua Azarias da Costa Neto, em frente à praça Isaac Zagury, até a Casa do Artesão, na orla de Macapá.

Após o adiamento pelas fortes chuvas que atingiram a capital, os blocos Tô na Luta, Charangas, Tonga da Milonga, Açucena, Pororoca, Beijo, Gorgia, Tia Fé, Urubuzada, Auê e Unidos da Pau Nela festejaram o último dia da programação com artistas locais, sucessos consagrados e o sentimento de entusiasmo para o ano que vem.

O Circuito de Blocos reuniu 44 grupos de brincantes em quatro dias de programação. O evento conta com grupos do Centro Folia, da Agência Beira Rio, da Associação dos Blocos Carnavalescos do Amapá (Abloca) e da Liga Independente dos Blocos Carnavalescos do Amapá (Liba).

Colorindo a orla de Macapá, os trios elétricos embalaram a multidão ao som de marchinhas clássicas e hits do momento, como a conhecida "Macetando", canção de Ivete Sangalo e Ludmilla, e "Ai, Ai, Ai", de Vanessa da Mata.

O brincante Walshedson Josué, de 20 anos, saiu no bloco Charangas e diz que trouxe a família e amigos para celebrarem o último dia do Carnaval 2024.

"Amo o Charangas de coração, e poder trazer quem eu amo para comemorar e partilhar este momento é incrível. Infelizmente, é o último dia de carnaval, mas o sentimento de saudade já anima para o ano que vem, e com certeza estaremos aqui novamente", disse Josué, animado.

A Banda

Na 59ª edição, bloco A Banda é um dos mais aguardados no carnaval e recebe incentivos do Governo do Estado. Este ano, a diretoria fez uma homenagem aos 80 anos de criação do Amapá e inclusão de pessoas com deficiência. A Banda surgiu em 1965 com um grupo de amigos, e é conhecida pelos tradicionais bonecos gigantes. 

 
Muitos foliões participam fantasiados, reúnem amigos e a família para desfilar pelas principais ruas e avenidas da capital. A brincante Ana Clara Silva, de 22 anos, aproveitou o dia com os amigos emendando uma comemoração na outra.
 
"São poucos os momentos em que podemos aproveitar o dia por completo, em uma diversão saudável. Os blocos de rua são sempre divertidos, fazem parte da cultura amapaense, então não podíamos perder a última oportunidade esse ano”, garantiu a jovem.

Segurança

Durante o Circuito de Blocos, o Governo do Amapá garantiu reforço na segurança pública. Mais de 300 agentes de defesa social foram distribuídos nas quatro noites. Ao todo, 256 policiais militares e mais 60 agentes do Corpo de Bombeiro, atuaram na programação, uma média de 100 profissionais por dia, para auxiliar na segurança e atendimento pré-hospitalar.

No bloco A Banda, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) manteve o planejamento operacional com 450 agentes. A Polícia Civil (PC) também esteve presente, além da Polícia Científica, com peritos, técnicos periciais e papiloscopista para eventuais ocorrências. O reforço das ações através de equipamentos de alta tecnologia, como drones, garantiram respostas rápidas à população.

Confira a última noite do Circuito de Blocos:

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!