Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá cadastra 50 novos empreendimentos para fase final do programa ‘Minha Primeira Empresa’

Objetivo é alcançar até 70 modelos de negócios com investimentos de R$ 2,3 milhões para microempreendedores e microempresas.

Por Leidiane Lamarão
06/03/2024 16h29

Desde 2020, o programa já financiou a abertura de mais de 130 empreendimentos em todo o estado

O programa Minha Primeira Empresa, do Governo do Amapá, iniciou o cadastro de 50 empreendimentos que passaram pela etapa de visita técnica de viabilidade de planos de negócios. O processo é a última etapa do cronograma da seleção e é acompanhado pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá e Agência de Fomento (Afap).

A meta do Governo do Estado é financiar, nesta edição, 70 novos negócios até o final de abril, com aporte de R$ 2,3 milhões para microempreendedores individuais e microempresas.

Desde 2020, o programa já financiou a abertura de mais de 130 novos negócios em todo o estado. De acordo com o diretor-presidente da Agência Amapá, Jurandil Juarez, o sucesso do programa faz parte do incentivo aos novos negócios para aquecimento da economia, com geração de novos postos de trabalho e circulação da renda no comércio local.

“Estamos felizes em chegar na etapa final desta edição e queremos finalizar com os 70 empreendimentos participantes, financiados com a linha de crédito Minha Primeira Empresa. O sucesso dos empreendedores demonstra o sucesso da política pública do Governo do Estado para incentivar os pequenos negócios em todo o Amapá” ressaltou Jurandil Juarez.


O engenheiro civil, Bruno Issao Toma, trabalha com automação residencial através do incentivo do Minha Primeira Empresa. O trabalho dele consiste em tornar a casa das pessoas mais prática, automatizando funções como acender as luzes, abrir um portão, entre outras possibilidades, através da tecnologia. Ele teve acesso ao edital direcionado aos universitários e viu neste incentivo a oportunidade de consolidar o seu negócio.

“Para mim, é um momento único. Sou recém-formado em Engenharia Civil e tinha o sonho de ter o meu próprio negócio a partir da minha profissão, o programa me deu essa oportunidade. Eu pude receber diversas capacitações que me prepararam de fato, para ser empreendedor. Estar na fase final e ter oportunidade de receber o fomento para aplicar no meu empreendimento me deixa bem empolgado”, comemorou o jovem empreendedor, que atua com automação residencial.

Já a empreendedora Sandra Chaves, dona da doceria Sandra’s Cakes, conta que participar do programa e chegar à fase final é uma conquista importante para o avanço dos negócios.

“É a realização de um sonho, pois eu trabalhava informalmente e não fazia ideia do quanto é importante se formalizar. Através do programa, eu abri o meu MEI, me profissionalizei e em breve terei acesso ao fomento, que vai ajudar a aumentar a produção, expandir o meu empreendimento e, futuramente, gerar postos de trabalho para contribuir com o fortalecimento da economia do estado”, celebrou a empreendedora.

Minha Primeira Empresa

A iniciativa faz parte Programa de Fomento ao Empreendedorismo, criado pela Lei nº 2447/2019, regulamentada pelo Decreto nº 4076/2020, como instrumento para fomentar ações empreendedoras, promovendo impactos econômicos no ambiente de negócios amapaense, com a criação de novas empresas, geração de empregos, incremento da renda, promovendo a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida da população local.

O Minha Primeira Empresa é um programa do Governo do Amapá com oportunidades de capacitação empresarial, microcrédito e acompanhamento técnico para início e manutenção das atividades empreendedoras.

Os pilares que garantem a sustentabilidade para o fomento ao empreendedorismo do programa são a capacitação empresarial; acesso ao crédito e consultorias e acompanhamento para consolidação dos negócios são executados pela Agência Amapá e AFAP, em parceria com o Sebrae.

 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!