Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá e prefeituras avaliam cenário da dengue em todo o estado

De 1º de janeiro a 3 de março, o estado registrou 755 casos confirmados em 13 municípios.

Por Paolla Gualberto
06/03/2024 20h58

Objetivo é reforçar medidas de prevenção em todo o estado

O Governo do Amapá reuniu, na quarta-feira, 6, com as prefeituras para avaliar os dados epidemiológicos da dengue e a intensificação de medidas de prevenção à doença. Ainda no dia 28 de fevereiro, o Governo do Estado decretou situação de emergência nos municípios com maior incidência de casos.  

De acordo com o Centro de Operações de Emergência de Saúde Pública (Coesp), de 1º de janeiro até 3 de março de 2024, o estado registrou 755 casos confirmados em 13 municípios. A maioria das notificações se concentra em Oiapoque, com 382 casos. As equipes do Estado estão na cidade desde o dia 25 de janeiro atuando no combate à dengue.

Macapá, contabiliza 203 casos. Já os municípios de Cutias, Ferreira Gomes e Pracuúba não registraram nenhum caso no período avaliado. A secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli, afirma que as ações de combate à dengue precisam ser intensificadas em todas as regiões, com ações de prevenção coletiva e individual.

"Estamos unidos com um propósito muito importante, que é proteger a nossa população. Mas, para isso, precisamos estar alinhados, Estado, municípios e a população em geral. O Governo do Amapá está atuando ativamente para que os pacientes sejam atendidos de forma rápida e resolutiva", relata Vedovelli.

Entre as frentes de trabalho já adotadas em parceria, estão orientação aos moradores, limpeza de ruas e quintais e borrifação para conter o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

Participaram do encontro, realizado no Palácio do Setentrião, representantes da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Assembleia Legislativa do Amapá e secretarias municipais de saúde.

Presente na reunião, o secretário de Saúde de Laranjal do Jari, Marcel Menezes, afirma que o encontro é necessário, para que todos atuem de forma alinhada.

"O primeiro atendimento passa pela Unidade Básica de Saúde, onde o paciente é avaliado e acompanhado pelos profissionais. Mas também estamos atuando nas ruas, orientando e fazendo atendimento à população", pontua Menezes.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!