Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Policiais penais descobrem túnel e frustram possível fuga do Iapen, em Macapá

Local foi descoberto na quarta-feira, 6, após levantamento do setor de inteligência da penitenciária.

Por Marcelle Corrêa
07/03/2024 08h05

Túnel estava localizado na área do Pavilhão P1, onde ficam presos do regime provisório

Dando continuidade às políticas públicas do Governo do Amapá de proteção ao cidadão, a Gerência de Inteligência e Monitoramento da Polícia Penal do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), descobriu um túnel que estava sendo construído para uma possível fuga do presídio. 

Localizado na área do Pavilhão P1, onde ficam presos do regime provisório, que aguardam julgamento, o túnel foi identificado durante o patrulhamento e ronda dos policiais penais. A direção do Iapen garantiu que não há foragidos. 

"Logo após a identificação do túnel, os policiais foram verificar o pavilhão e identificaram grades danificadas em algumas celas. Os presos foram retirados, foi feita uma revista e recontagem dos apenados, então conferimos que não houve fuga. Os presos das celas foram redistribuídos para outras, e, de imediato foi iniciada a inutilização do túnel", esclareceu César Ávila, diretor em exercício do Iapen.

Trabalho operacional

A ação investigativa frustrou uma possível fuga da penitenciária, que de acordo com a direção do Iapen, uma das linhas de investigação é descobrir se os apenados que tentariam fugir são pertencentes a um determinado grupo criminoso. 

"Aproveitando a expertise dos nossos policiais penais, foi identificado inicialmente uma movimentação de terra próximo ao muro, então ali apontava como se alguém tivesse mexido, cavado alguma coisa. Ao verificar um pouco mais a fundo descobriram um tapume que escondia esse túnel e aí ele já levava da área interna do pavilhão P1 e passava por baixo da muralha, que separa a parte interna da externa da unidade prisional", explicou o diretor em exercício, César Ávila. 

Suspeita-se também que as fugas estavam possivelmente negociadas, ou seja, escapariam do presídio apenas os presos que tivessem oferecido uma quantia aos responsáveis pela ação criminosa.

Investigações

O diretor explicou que as investigações para identificar os possíveis envolvidos já iniciou e que todas as possibilidades serão averiguadas para dar a resposta à sociedade. 

"Continuam os levantamentos da ocorrência para que possamos identificar quem são os envolvidos, quais os objetivos, para que possam ser desarticulados. O intuito do Iapen é levantar todas as informações. Se eventualmente tiver o envolvimento de algum servidor, certamente também será responsabilizado na medida que a lei exige", concluiu César Ávila.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!