Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá fortalece ensino superior com nomeação e posse de 93 novos servidores da Ueap 

Reforço no corpo técnico atende os campus Macapá e Região dos Lagos, no município de Amapá.

Por Winicius Tavares
11/03/2024 15h54

Os novos servidores foram recepcionados pelo governador Clécio Luís, em solenidade na sede dos Magistrados, em MacapáOs novos servidores foram recepcionados pelo governador Clécio Luís, em solenidade na sede dos Magistrados, em Macapá

Em cerimônia nesta segunda-feira, 11, o Governo do Estado nomeou e empossou 93 novos técnicos administrativos da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), aprovados no primeiro concurso público realizado em 2023, marcando a política de reforço e reestruturação do ensino público. O evento aconteceu na sede dos Magistrados, em Macapá. 

Os novos servidores, que na solenidade receberam as boas-vindas do governador Clécio Luís, ocupam cargos de níveis médio e superior nas áreas da saúde, serviço social e administração. Além do campus Macapá, serão destinados 12 profissionais para o campus Território dos Lagos, localizado no município de Amapá.  

Com um intervalo de apenas um ano entre o edital e a nomeação, o concurso foi realizado em um tempo recorde. O último certame realizado na instituição, aconteceu há 10 anos. A reitora da Ueap, professora Katia Paulino, destaca o planejamento feito com muito cuidado e atenção, considerando o importante crescimento da universidade nas ações de ensino, pesquisa e extensão. 

“Nós fizemos o concurso para ocupar o espaço de uma instituição de excelência, respeitável que inspira credibilidade. Essa é a nossa missão. Os novos servidores têm o potencial de continuar a linha ascendente das nossas atividades, então eles são muito aguardados para integrar a instituição. Eles se dedicaram muito para chegar até este momento, por isso os parabenizo assim como a nossa universidade”, destaca Kátia.

O jovem Pedro Henrique Damaso, de 21 anos, passou em primeiro lugar no cargo de assistente administrativo para nível médio. Para superar a concorrência, ele destaca a disciplina nos estudos e o apoio familiar como elementos principais para a aprovação.

“Foram muitos sacrifícios. Os aprovados que estão aqui hoje, realmente tiveram que abdicar de muitas coisas. Já entramos para reforçar uma entidade eficiente, totalmente comprometida com a melhora. Estamos ansiosos para somar com algo que realmente já está crescendo, evoluindo a cada dia”, conta entusiasmado.

A nova servidora empossada Vitória Caroline Silva, de 34 anos, realizou o certame para técnica administrativa em biblioteconomia. Graduada na área, ela relata que teve muita dificuldade para seguir o que queria. Mas durante as pesquisas, ela encontrou o concurso promovido pela Ueap, em Macapá, e investiu tudo o que tinha para realizar o sonho de ser concursada na área que tem afinidade.

“Passei a minha vida toda, desde quando comecei a trabalhar, aos 18 anos, na área administrativa. Eu encontrei esse concurso e me identifiquei muito por ser uma pessoa muito metódica. Durante o processo, abri mão de ir me divertir, de estar com a família, poder estudar e alcançar o meu objetivo maior, que era passar no concurso público da Ueap”, conta Vitória.

Além de assistente administrativo e biblioteconomista, há profissionais das áreas de medicina, enfermagem, nutrição, fisioterapia, psicologia, serviço social, ciências sociais, pedagogia, assistente administrativo, motorista, técnico em aquicultura e pesca, técnico em química e técnico em segurança no trabalho.

Agora empossado, todos os novos servidores passarão por capacitação, que visa apresentar o ambiente da Ueap, bem como as atividades e ferramentas administrativas essenciais para o bom desempenho das funções. 

Ensino superior fortalecido

Em 2024, o processo seletivo da Ueap contabilizou 7,3 mil inscrições, maior número dos últimos cinco anos. Entre as 18 graduações oferecidas, está o curso de direito, que registrou mais de 3 mil inscritos, superando o curso de Medicina da Universidade Federal do Amapá, como o mais concorrido do estado.

Além do processo seletivo para acadêmicos, a instituição realizou, em janeiro, a primeira etapa do concurso para docentes, o maior já viabilizado pelo Governo do Amapá. São 120 vagas para professores de 16 cursos ofertados na instituição. A chegada dos novos profissionais reforça o crescimento no ensino e extensão, além de suprir uma carência no quadro de professores efetivos.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

ÁREA: