Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

‘Eu já nem acreditava mais que fosse ver essa mudança’, comenta servidor que trabalha no HE há 24 anos

O técnico de enfermagem Daniel Axis, de 69 anos, acompanha as melhorias que foram feitas no hospital.

Por Cristiane Nascimento
14/03/2024 08h00

Colaboradores do HE destacam que hoje trabalham com mais estrutura e qualidade

Com os investimentos feitos pelo Governo do Amapá, o Hospital de Emergências (HE) de Macapá passou por mudanças estruturais, de atendimento e de valorização dos profissionais que se dedicam a receber a população, um dos compromissos estabelecidos no Plano de Governo da atual gestão. As mudanças já podem ser sentidas por trabalhadores como o técnico de enfermagem Daniel Axis, de 69 anos, que presta serviços no HE desde 2000.

“Eu sinto que esse é o melhor hospital aqui de Macapá, porque a gente vê que aqui é possível fazer todo tipo de exame. O aspecto do hospital melhorou bastante. Eu já nem acreditava mais que isso fosse possível acontecer, já não tinha mais perspectiva de ver essa transformação. A gente agradece muito. As coisas fluíram, os pacientes estão sendo atendidos com muita rapidez, têm acesso a exames e a avaliação médica de forma rápida”, relata Axis. 

Entre as melhorias para os trabalhadores, está a nova Sala de Repouso, com estrutura digna para os profissionais descansarem entre os turnos de trabalho. A funcionária Socorro Lima, trabalha no setor de ultrassonografia há 32 anos e comentou que as mudanças são perceptíveis por todos os colaboradores do lugar.

"A parte física do HE mudou demais. De 2022 pra cá a gente teve uma mudança radical, a nossa estrutura física foi melhorada. Antes, nem banheiro tinha no nosso setor! Foram trocados os forros e a pintura das enfermarias. A gente sentiu todas essas benfeitorias. Para chegar ao refeitório, durante anos e anos a gente pegava chuva, hoje está coberto, isso é ótimo”, afirma Socorro. 

Acolhimento

No acolhimento a quem precisa de internação, tanto para aguardar cirurgias quanto para realizar tratamentos mais prolongados, o HE conta com o anexo que teve o fluxo reestabelecido, para atender pacientes de média e alta complexidade, em todos os níveis de classificação de risco, de acordo com o Protocolo de Manchester.

O técnico em enfermagem Jeú Barbosa que atua no hospital desde 2007, destacou que atualmente há condições de trabalho no local e que isso motiva a realização das atividades diárias.

"A gente vê que o corredor não fica mais tão lotado e quando fica é porque a demanda é muito grande, mas imediatamente a gente faz de tudo para resolver, para colocar o paciente no leito. Estamos tendo condições melhores para. Se a gente for comparar o antes e o depois, tudo melhorou, a estrutura é diferente daquela deteriorada de antigamente. Nós funcionários, temos satisfação de trabalhar", frisou Barbosa.

Os avanços podem ser percebidos por quem vivencia a realidade do hospital diariamente há bastante tempo, como o técnico de enfermagem Matias Vilhena que, há 25 anos, acompanha a rotina do lugar.

"Em outros tempos aqui a gente via que o corredor e lá em cima ficava cheio, hoje ainda ficam alguns pacientes nesses espaços porque aqui é um hospital de emergência, mas evoluiu muito em relação ao conforto das pessoas, surgiu um anexo para onde a gente transfere logo os pacientes que necessitam. Ainda precisa avançar, mas, pra mim, já está 80% melhor, até porque a gente não resolve tudo em um curto período, isso é a longo prazo", finalizou Vilhena.

HE de Macapá

O Hospital de Emergência Osvaldo Cruz, em Macapá, é a unidade de saúde responsável por atender casos de alta complexidade e emergência. Além de atendimento clínico geral em diversas especialidades e a acidentes graves, envolvendo ortopedia, neurocirurgia, oftalmologia e acidente vascular cerebral (AVC), entre outros. O hospital funciona diariamente 24 horas e nos fins de semana. Está localizado na Rua Hamilton Silva, no bairro Santa Rita, em Macapá.

 

 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!