Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Com o apoio do Governo do Amapá, ‘Empodera Mulher’ leva capacitação para 60 mulheres em vulnerabilidade social, em Macapá

As beneficiárias terão acesso a cursos de microempreendedor individual, assistente de planejamento, programação e controle de produção.

Por Alice Palmerim
13/03/2024 00h59

Programa alcança mulheres em situação de vulnerabilidade em nove municípios do estado

Com o apoio do Governo do Amapá, o programa “Empodera Mulher” deu início, na última terça-feira, 12, às atividades com 60 alunas no campus Macapá do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (ifap), que coordena o projeto. O trabalho integra a política de capacitação profissional voltada às mulheres, como prevê o Plano de Governo atual.

As beneficiárias terão acesso a cursos de microempreendedor individual, assistente de planejamento, programação e controle de produção. No início de março, o município de Oiapoque também deu início às atividades com cerca de 30 mulheres em situação de vulnerabilidade social.

“São mulheres que já utilizam programas sociais e que estão sendo preparadas para o mercado de trabalho para empreender, algo que foi previsto pelo governador Clécio Luís no Plano de Governo e que se concretiza através dessa parceria”, destacou a secretária de Assistência Social do Amapá, Aline Gurgel.

O projeto busca incentivar o empreendedorismo e a emancipação financeira do público feminino em nove municípios do estado. Foram ofertadas 510 vagas em cursos do eixo tecnológico Gestão e Negócios para alunas bolsistas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com turmas iniciando nos meses de março, abril e agosto. O programa também garante auxilio no valor de R$ 600 para permanência nas atividades, atendendo mulheres a partir de 18 anos, que sejam beneficiárias de programas sociais e com renda de até 1,5 salário.

“A parceria com o Ifap vai oportunizar a mudança de vidas de muitas mulheres, principalmente as que estão em situação de vulnerabilidade social. Reforçamos o compromisso do Governo do Estado, através da Secretaria das Mulheres, em oferecer qualificação e capacitação para elas conquistem sua independência financeira e econômica”, destacou a técnica da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres, Adriana Amoras.

A autônima Melisse Lacerda, de 43 anos, é uma das beneficiárias do projeto e soube da oportunidade através de grupos de mensagens. Moradora do habitacional Macapaba, na Zona Norte de Macapá, ela conta que a capacitação vai permitir que suas vendas aumentem e se qualifiquem.

“Eu trabalho na área do empreendedorismo, e quero vender comidas típicas. Vejo nesse trabalho uma oportunidade de evoluir e alcançar ainda mais clientes com um serviço de qualidade. Vai fazer toda a diferença na minha vida, espero que outras mulheres também continuem sendo contempladas, porque é um grande passo para nos profissionalizarmos”, destaca Melisse.

Cada uma das beneficiárias recebeu um kit com o material necessário para iniciar as aulas, com uniforme, bolsa sacola ecobag, caneta e copo. A dona de casa Gilvania de Jesus dos Reis, de 41 anos, também vai passar pela qualificação profissional através do “Empodera Mulher”.

“Estou ansiosa, essa será a primeira qualificação que vou ter na minha vida. Quero conhecer mais e mais, e seguir em frente para mudar minha realidade”, celebrou Gilvania.

Segundo a coordenadora do Ifap, Adriana Ribeiro, a realização do projeto e a união das mulheres nesse processo são alicerces no resgate e empoderamento desse público, garantindo bem-estar social, qualificação profissional e novas perspectivas de vida.  

“O ‘Empodera’ vem com a missão de criar oportunidade de formação e emancipação para mulheres. Ele ajuda a fortalecer e transformar a vida de muitas delas, mas é importante destacar que precisamos andar de mãos dadas, incluindo a participação dos homens nesse processo”, reforçou a coordenadora.   

Parceria

A cooperação técnica entre Governo do Amapá e Ifap foi firmada em janeiro. A parceria garantiu a inscrição no processo seletivo de mais de 1.600 mulheres, entre as em situação violência doméstica e de gênero, que são atendidas pelos Centros Especializados da Secretaria de Políticas para Mulheres nos municípios de Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Porto Grande, Mazagão e Oiapoque. 

 

 Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!