Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'Imagino que estou trabalhando dentro da nossa própria casa', diz ajudante de obras sobre última etapa do Residencial Vila dos Oliveiras, em Macapá

A mãe de Willian França concorre a uma das 512 unidades habitacionais do conjunto.

Por Amelline de Queiroz
20/03/2024 09h00

'É uma virada em nossas vidas', planeja Willian, que é pai de uma menina

O sonho da casa própria está próximo de virar realidade para 512 famílias amapaenses. O Governo do Amapá vai entregar, ainda no primeiro semestre de 2024, o residencial Vila dos Oliveiras, no bairro Pedrinhas, na Zona Sul de Macapá. Além de concorrer a um dos apartamentos, o ajudante de obras Willian França, de 26 anos, trabalha nos ajustes finais da estrutura, que integra as obras do complexo de urbanização da orla do Aturiá e faz parte da política habitacional do Plano de Governo da atual gestão.

Após passar um período desempregado, o ajudante de obras comemora o segundo emprego de carteira assinada e se emociona com a possibilidade de estar trabalhando na construção do futuro lar da família. A mãe do jovem concorre a um dos apartamentos. 

“Essa oportunidade veio em boa hora, estava desempregado e tenho uma filha.Quando eu tinha 12 anos, vi a nossa casa ser levada pelas águas e sair dessa incerteza para um apartamento nosso vai ser uma virada em nossas vidas. Tenho acompanhado de perto todo o processo, às vezes, imagino que estou trabalhando dentro do nosso próprio apartamento”, celebra França. 

Quem está na expectativa também para entrega é o ajudante de pedreiro Gabriel Freitas, de 25 anos, que trabalha na obra. Ele conta que também aguarda o sorteio dos apartamentos e sonha em ser um dos contemplados.

“Eu estou muito ansioso pelo dia da entrega dos apartamentos, o cadastro está no nome da minha esposa, e nós não vemos a hora de nos mudar. Foram dias e noites dormindo e acordando com medo da água levar as nossas coisas, mas isso vai mudar. Estamos na expectativa”, relata Freitas.

Geração de empregos

As obras no habitacional iniciaram em 2011 e foram paralisadas em 2014, sendo retomadas em 2018. Atualmente, o Governo do Estado trabalha na etapa final da obra, em uma ação que gera mais de mil novos postos de trabalho para a população amapaense.

Entre os profissionais que ajudam a erguer os prédios, estão pedreiros, carpinteiros, bombeiros hidráulicos, eletricistas, pintores, serralheiros, armadores, gesseiros, ajudantes, encanadores, arquitetos e engenheiros. As obras também geram oportunidades para pessoas que atuam em serviços gerais, limpeza, manutenção e na segurança do local. 

Famílias

Ao todo, 512 famílias serão beneficiadas com a entrega das moradias. As pessoas que irão compor a relação dos moradores do novo habitacional são de demandas dirigidas, definidas em conjunto com o Ministério Público do Estado (MP-AP). 

As chamadas públicas são realizadas desde fevereiro pela Secretaria de Estado da Habitação. Após parecer do MP-AP, os nomes serão encaminhados à Caixa Econômica Federal e publicadas no Diário Oficial do Estado.

Mobilidade Urbana

O habitacional conta com sinalização de trânsito, drenagem, calçamento, linha d’água, meio fio, paisagismo, área permeável, plantação de vegetação, na acessibilidade as calçadas receberam pisos tátil direcional com rampas de acesso todos identificados na cor padrão, sistema de esgoto, posteamento com rede elétrica e iluminação pública em LED, água tratada, placas com identificação de vias e demais.

Equipamentos públicos

Os moradores irão contar com equipamentos como a quadra poliesportiva coberta, centro comunitário, uma creche construída pelo Governo do Amapá com capacidade para atender 60 alunos de tempo integral e 120 alunos para os dois turnos, a creche será administrada pela gestão municipal. Serão implantados ainda academia ao ar livre e playground.

Investimento

A obra do Residencial Vila das Oliveiras, conta com investimento de R$ 72 milhões do tesouro estadual, mais recursos do Governo Federal.

  

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!