Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Dia Mundial do Rim: especialista alerta para os cuidados preventivos e diagnóstico precoce das doenças renais

Segundo os médicos as doenças renais são silenciosas e afetam cerca de 10% da população brasileira.

Por Andreza Teixeira
14/03/2024 11h06

Unidade de nefrologia do estado atende mais de 300 pacientes cadastrados em tratamento renal

Nesta quinta-feira, 14, é celebrado o Dia Mundial do Rim, data que alerta para a importância dos cuidados preventivos e do diagnóstico precoce para doenças renais. Neste sentido, o Governo do Amapá realizou uma programação para os pacientes atendidos pela Unidade de Nefrologia do estado, que em média, realiza 2,4 mil procedimentos mensais, para os 388 cadastrados.

Segundo a médica nefrologista, Gracilene Lobato, as doenças renais são silenciosas e afetam cerca de 10% da população brasileira, o alerta aumenta para pacientes com doenças crônicas que devem ter cuidado redobrado.

“A doença renal é silenciosa e às vezes de difícil percepção, por isso nessa data nós damos ênfase na prevenção através da realização de exames simples que são feitos para ajudar no diagnóstico. Todo paciente que possui comorbidades como diabetes e hipertensão devem ter maiores cuidados, já que elas são as maiores causadoras das doenças renais, assim como os pacientes obesos e pessoas com doenças autoimunes”, alertou. 

Pacientes com função renal diminuída são acolhidos na nefrologia e passam por uma avaliação detalhada para determinar o tratamento mais adequado. No Amapá, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) oferece a hemodiálise e a hemodiafiltração, um tipo de diálise que mais se assemelha ao desempenho fisiológico de um rim saudável e gera menos intercorrências aos pacientes. 

Uma das atendidas é Fernanda Ferreira, que faz tratamento há um ano e três meses na nefrologia do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), durante três vezes na semana, ela conta que na unidade tem todo apoio necessário para realizar as sessões de hemodiálise. 

“A equipe é maravilhosa e muita atenciosa no cuidado com a gente, o tratamento é muito difícil, por isso acho importante o dia de hoje para a conscientização das pessoas para que tenham mais cuidado e não precisem passar pelo tratamento. Aqui tenho apoio emocional com psicólogo, nutricionista, médica e uma equipe que já considero como minha segunda família”, relatou Fernanda. 

Cuidados

A prevenção e os cuidados com os rins começam com a prevenção do desenvolvimento da hipertensão arterial e controlar a diabetes, doenças que mais levam à insuficiência renal. 

“A manutenção da saúde dos rins está totalmente ligada à manutenção da saúde em geral. Levar uma vida saudável mantendo o peso, atividade física, alimentação balanceada, evitar abusos de bebidas alcoólicas e uso de cigarros. Tudo isso vai fazer com que você viva melhor e, com isso, seus rins vivam melhor", explicou a secretária de saúde, Silvana Vedovelli. 

Outros cuidados para manter a saúde dos rins são: seguir uma dieta equilibrada, com baixa ingestão de sal e de açúcar; controlar seu peso; exercitar-se regularmente; não fumar; se fizer uso de bebidas alcoólicas, que seja de forma moderada; monitorar seus níveis de colesterol; e evitar o uso de medicamentos sem orientação médica. 

Fique atento

Alguns sinais podem indicar o comprometimento severo das funções renais como:

  • Aumento do volume e alteração na cor da urina
  • Fadiga
  • Dificuldade de concentração
  • Diminuição do apetite
  • Sangue e espuma na urina
  • Incômodo ao urinar
  • Inchaço nos olhos, tornozelos e pés
  • Dor lombar
  • Anemia
  • Fraqueza
  • Enjoos e vômitos
  • Alteração na pressão arterial

 

 Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!