Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Março de Lutas: ‘Somos capazes de ocupar qualquer espaço’, diz primeira mulher cacica do povo Karipuna

A indígena Janina Karipuna, de 33 anos, ocupa o cargo há mais de cinco meses e lidera cerca 700 pessoas em sua comunidade.

Por Redação
15/03/2024 11h28

A indígena, hoje, lidera a comunidade Espírito Santo, em Oiapoque

Como parte das ações do "Março de Lutas", o Governo do Amapá destaca histórias inspiradoras de mulheres que desafiaram áreas, antes, dominadas por homens. Entre elas, está a liderança indígena Janina do Santo, de 33 anos, moradora da comunidade Espírito Santo, pertencente ao povo Karipuna, em Oiapoque.

Janina ocupa há mais de cinco meses o cargo de cacica, liderança indígena feminina nas aldeias, um papel que, até então, era exclusivamente ocupado por homens. Para ela, estar em um espaço representativo, simboliza uma vitória para todas as mulheres, após tantas lutas sociais dentro da comunidade.

"Continuaremos na luta, pois sabemos que nada é fácil. Somos capazes de ocupar qualquer espaço que desejarmos, seja nas comunidades, associações ou universidades. Qualquer lugar além de nossos territórios", afirmou a indígena.

A conquista do posto de liderança aconteceu após a renúncia do cacique anterior, que ficou seis anos no cargo. Janina conta que a responsabilidade foi grande, pois agora gerencia uma comunidade com 151 famílias, o equivalente a cerca de 700 pessoas.

“Estou seguindo os passos do meu pai e dos meus avós maternos, que também foram grandes lideranças. É uma responsabilidade muito grande e uma alegria, também, porque estou continuando o legado do meu povo”, ressalta Janina.

Março de Lutas

Durante o mês da mulher, o Governo do Amapá traz a campanha “Março de Lutas: acelerar a conquista da igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas”, com ações diversas voltadas às mulheres.

A programação inclui diversas atividades, como ações de cidadania, inclusão, segurança pública, incentivo ao empreendedorismo e ao esporte, além da divulgação da “Cartilha Maria da Penha”, traduzida nas línguas indígenas das etnias Galibi, Palikur, Kaxyuana e Karipuna.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!