Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Reconstruindo Esperanças: 'É uma oportunidade para entrar no mercado de trabalho', conta aluna de projeto do Governo do Amapá

Roseane Batista, de 42 anos, está entre os 120 estudantes da EJA beneficiados pela iniciativa.

Por Jhon Martins
15/03/2024 13h58

Alunos iniciam aulas do projeto 'Reconstruindo Esperanças', no Museu Sacaca

O Governo do Amapá promoveu a aula inaugural do projeto "Reconstruindo Esperanças" para 120 alunos. A iniciativa é voltada aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), como forma de aliar qualificação profissional e empregabilidade, um dos compromissos estabelecidos pelo Plano de Governo da atual gestão. Entre os participantes, está Roseane Batista, de 42 anos. 

“É uma oportunidade que estão dando para a gente se preparar e conseguir um emprego mais rápido. Eu estou achando ótimo esse projeto porque vai beneficiar a gente, que têm mais idade e poucas oportunidades, na maioria das vezes’’, avalia Roseane, que começa o curso de Operador de Caixa. 

O evento ocorreu nesta quinta-feira, 14, no auditório do Museu Sacaca. O projeto integra a ação Qualifica Amapá e é coordenado pela Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Sete). Os participantes têm a oportunidade de escolher entre os cursos de Operador de Caixa e Auxiliar de Refrigeração. 

A inciativa garante aos alunos acesso à alimentação, vale-transporte, uniforme e material. Além disso, todos foram cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (Sine) e na Central do Trabalhador Autônomo (CTA) e, após os cursos, poderão ser encaminhados para as vagas disponíveis. 

Oportunidades

De olho nas oportunidades do mercado de trabalho, o estudante Josué Brazão optou pelo curso de Auxiliar de Refrigeração. O jovem veio do interior do estado para terminar os estudos em Macapá. Ele é uma pessoa com deficiência e aposta na iniciativa para ajudar a mudar a realidade de vida.

“Ainda tenho muita dificuldade pra conseguir um trabalho, por isso, quando eu fiquei sabendo desse projeto, busquei logo me inscrever, vi que é uma boa oportunidade para eu me qualificar e tentar concorrer a uma vaga de emprego”, conta Brazão. 

Para o secretário Adjunto de Gestão da Sete, Pedro Filé, o "Reconstruindo Esperanças" se destaca como uma iniciativa crucial de redução da evasão escolar e capacita os jovens para inserção no mercado de trabalho, de acordo com as demandas de cada setor.

“É um projeto que causa um impacto significativo na sociedade, proporcionando a qualificação profissional em cursos que possuem grande procura pelas empresas e mercado de trabalho atual. Além disso, contribui para a redução do desemprego e para proporcionar uma melhoria de vida a essas pessoas’’, afirma Pedro Filé. 

Preparação e integração no mercado de trabalho

De acordo com a Gerente do Núcleo de Educação e Qualificação Profissional da Sete, Juliane Pimentel, esse momento  proporciona a qualificação necessária para preparar as pessoas para o mercado de trabalho, pois foram cursos selecionados pela alta demanda de contratação.

“Esse momento é de suma importância para esse público, pois, além de gerar a qualificação e preparação profissional, busca combater a evasão escolar dos alunos da EJA. Esse é um projeto que está focado em não só gerar a qualificação, mas, posteriormente, direcionar essas pessoas para o mercado de trabalho e meios de empreendedorismo’’, ressalta Juliane.

Os cursos serão executados via termo de fomento do Instituto Cultural Educacional Formar, com emenda destinada pela deputada estadual, Aldilene Souza.

“A grande felicidade de um parlamentar é quando ele destina uma emenda e vê que está sendo executada da melhor forma possível. Quero parabenizar a Sete que está realizando esse projeto tão importante e executando com responsabilidade esta emenda”, destaca Aldilene. 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!