Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá integra debate sobre pautas educacionais em reunião do Consenho Nacional de Educação, em Pernambuco

O Estado debateu sobre temas como Novo Ensino Médio, Agenda de Aprendizagem e Plano Nacional de Educação.

Por Cássia Lima
17/03/2024 14h04

Evento ocorre com a participação da secretária de educação do Amapá, Sandra Casimiro.

O Governo do Amapá integrou, na última sexta-feira, 15, a primeira reunião de gestores estaduais da Educação no ano do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que aconteceu em Porto de Galinhas, Pernambuco. Os debates focaram em temas de destaque nos últimos meses, como Novo Ensino Médio e o Piso Nacional do Magistério.

Os secretários ainda avaliaram o andamento da Agenda da Aprendizagem do Consed e discutiram as próximas ações dos fóruns temáticos e grupos de trabalho formado por técnicos dos estados. Na Região Norte, os representantes destacaram, como prioridade, o fortalecimento da educação indígena.

“São debates importantíssimos para o Amapá, visto nossas peculiaridades amazônicas. E essa é uma grande oportunidade de termos voz em pautas nacionais que atingem nossos alunos e profissionais”, enfatizou a secretária de Educação do Amapá, Sandra Casimiro.

O Ministério da Educação também participou dos debates, com a presença do diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, Alexsandro Santos, que conduziu diálogos com os gestores estaduais sobre a implementação do programa Pé-de-Meia, além de abordar outras iniciativas em curso pelo MEC.

A abertura do evento ocorreu na quinta-feira, 14, e foi marcada por apresentações culturais de estudantes da rede estadual de Pernambuco com Balé Cultural. A reunião contou com a presença da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e da secretária de Educação do estado de Pernambuco, Ivaneide Dantas, ambas anfitriãs do evento.

Direcionamentos

Sobre as mudanças no índice de reajuste do Piso do Magistério, que estão em discussão no âmbito do Ministério da Educação, os secretários estaduais de Educação decidiram que vão levar a proposta do Conselho para uma discussão com os secretários de Fazenda e os governadores.

Em relação ao novo Plano Nacional de Educação, o Consed decidiu que vai formar um grupo de trabalho com secretários e técnicos para discutir o posicionamento do conselho não apenas sobre o documento referência da Conferência Nacional de Educação, mas sobre o que os gestores estaduais defendem para o PNE 2024-2034.

Por fim, sobre o Novo Ensino Médio, o conselho decidiu reforçar o seu posicionamento já definido em 2023, considerando algumas premissas importantes, como ampliação da carga horária da Formação Geral Básica de forma que contemple a Educação Profissional e Técnica. Outra premissa é a possibilidade de oferta da Língua Espanhola pelas redes.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!