Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'O evento faz com que a pessoa que tem algum negócio, olhe para essa ideia de forma diferente', diz CEO durante o Startup Day no Amapá

Wanderson Elias foi um dos empreendedores que participou da programação promovida pelo Sebrae com o apoio do Governo do Estado.

Por Alice Palmerim
16/03/2024 19h55

CEO da Tributei, Wanderson Elias aprovou mais uma edição do Startup Day no Amapá

"A promoção de eventos assim faz com que a pessoa que tem algum negócio, olhe para essa ideia de forma diferente, assim como aconteceu comigo no primeiro Startup que participei. É preciso dar o primeiro passo", conta o CEO da Tributei, Wanderson Elias, durante o Startup Day 2024 realizado pelo Sebrae-AP com o apoio do Governo do Estado.

De acordo com Elias, as startups nascem a partir da necessidade de um nicho no mercado, como foi o caso da criada por ele, que nasceu após perceber a dificuldade de calcular de forma eficiente e ágil, o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS) nas notas ficais de compras.  

"Geralmente a startup nasce de 'dores' que precisam ser resolvidas, então é importante validar a ideia, e procurar saber se existe público para essa ideia”, pontuou o executivo.

A programação ocorreu no sábado, 16, em Macapá, e reuniu cerca de mil pessoas entre jovens, empreendedores, mentores, investidores e especialistas em tendências de mercado de diversas comunidades de inovação e tecnologia, para discutir e compartilhar experiências e conhecimentos.

A diretora-superintendente do Sebrae-AP, Alcilene Cavalcante, ressaltou que o estado vem se consolidando como uma grande referência de empreendedorismo, de ideias inovadoras, sobretudo, na sustentabilidade.

"O Amapá está virando uma grande referência em inovação e um ambiente favorável para as Startups. Esse evento acontece simultaneamente em todos os Sebrae do Brasil, mas o nosso é considerado grandioso pelo apoio do Governo do Estado. Temos um ecossistema de inovação muito organizado, forte e animador, além de startups amapaenses que são nacionalizadas e servem de inspiração para as caravanas de jovens presentes aqui hoje", destacou Alcilene.

As startups, também conhecidas como comunidades, são empreendimentos com modelo de negócios inovadores, com impacto social e que surgem para solucionar problemas de um nicho.

Um dos participantes do evento foi o CEO da Tucuju Valley, Michael Carvalho. A empresa é considerada um case de sucesso do Amapá ao criar a "Construtech", que utiliza como fonte de matéria-prima os rejeitos de mineração e os próprios sedimentos minerais que causam assoreamento ao Rio Amazonas.

"Eventos como esse criam oportunidades. É um passo muito importante e coloca o nome do Amapá em destaque para o Brasil todo. Aqui estão sendo apresentados muitos projetos relevantes. O Startup Day é muito interessante para apoiar os negócios e os novos membros, pois o projeto de empreendedorismo acontece em comunidade”, disse o jovem.

Durante as palestras, os especialistas deram dicas importantes para processos do dia a dia, que podem ajudar a potencializar o mercado, a profissão, como no painel das principais tecnologias de inteligência artificial existentes na atualidade. Foram mencionadas ferramentas como OpenAI, Tawk e Canva, que atuam na geração de imagens; Vertex AI Clickup, Mircrosoft, Amazon Whisper, Clickup e Keepsake, GenIA e a Firelifes, este último resume o que foi dito em uma reunião.

Um dos expositores participantes da Startup Day foi o empreendedor Francisco Soares, de 60 anos, que apresentou aos participantes um produto tipicamente amapaense: o café de açaí.

"A nossa empresa tem dois anos de atuação no bairro do Goiabal, temos um diferencial na hora da moagem dos caroços. Vejo o Startup Day como uma grande oportunidade para que todo o Brasil conheça um pouco do que é nosso", disse o empreendedor.

Startup Day 2024

É um evento realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) em parceria com o Governo do Estado, Comunidade Tucuju Valley, Rede Amazônica, Amapatec, Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Prefeitura Municipal de Santana e o Instituto Federal do Amapá (Ifap).

O evento promove negócios inovadores, viabiliza networking com especialistas do ecossistema de inovação e estimula o surgimento de mais startups no Amapá. A programação realizada neste sábado, 16, aconteceu de forma simultânea em todos os estados do Brasil e Distrito Federal.

 

VEJA TAMBÉM
Governo do Estado apoia o Startup Day como política de incentivo a modelos de negócios inovadores no Amapá
'Estamos no coração da Amazônia, usamos a biotecnologia como pilar inovador', diz executiva no Startup Day 2024

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!