Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'O título de mestre é um coroamento', diz artesã ao receber o reconhecimento na Semana Estadual do Artesão Amapaense

Rosângela Nascimento é uma das 3 mulheres que receberam a Carteira Nacional durante a programação, neste domingo, 18.

Por João Clésio
18/03/2024 08h02

A artesã atua na transformação do resíduo do açaí em peças artesanais para mulheres que integram o Quilombo Tapuia, em Macapá

O Governo do Amapá está promovendo o 1º Seminário dos Artesãos do Estado do Amapá (Seart/AP). O evento, que iniciou neste domingo, 17, conta com a participação de cerca de 200 artesãos dos 16 municípios do estado, e faz parte da programação da Semana Estadual do Artesão Amapaense, edição 2024, que integra o Plano de Governo de valorização cultura e do empreendedorismo.

Durante a abertura do seminário foi feita a entrega das primeiras três carteiras nacionais de Mestres do Artesanato para as artesãs amapaenses, Rosângela Nascimento Costa da Silva, Marciana Nonata Dias e Maria Servita Fôro de Almeida. O documento é emitido pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Governo Federal.

A certificação nacional de Mestre do Artesanato é um reconhecimento pelo saber do ofício, transferência de conhecimento à comunidade, entre outros fatores. Rosângela Nascimento, uma das agraciadas com o título, se emocionou ao receber a carteira.

“São 51 anos trabalhando com artesanato, uma profissão que aprendi os primeiros passos com meus pais e hoje repasso todo o conhecimento da transformação do resíduo do açaí em peças artesanais para mulheres que integram o Quilombo Tapuia, no bairro do Coração, em Macapá. O título de mestre é o coroamento de uma vida dedicada ao artesanato e ao amor por ensinar novas gerações para que possam ser multiplicadores de conhecimento”, explicou Rosângela Nascimento.

A palestra de abertura do seminário, na Casa do Artesão, na orla de Macapá, que abordou o tema: “Salvaguarda das nossas memórias vivas”, foi ministrada pela mestre artesã imortal da Cultura Brasileira, Vânia Oliveira, do estado de Alagoas, que destacou a importância dos artesãos de se apropriarem cada vez mais das políticas públicas voltadas ao artesanato e o trabalho com união, citando vários exemplos por meio da entidade que ajudou a fundar, a Associação dos Artesãos Criativos de Alagoas (AACAL).

“A profissão de artesão deve ser olhada pelo profissional muito além de fazer e vender o produto. Fico feliz em ver essa união aqui no Amapá e observar as secretarias de governo trabalharem em sintonia para tornar a atividade e as peças artesanais locais rentáveis, referência e ganhando espaço pelo Brasil e pelo Mundo”, destacou.

O secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Ezequias Costa, ressaltou que em 41 anos de existência da Casa do Artesão é a primeira vez que uma representante do Programa do Artesanato Brasileiro vem ao Amapá.

“Isto é motivo de orgulho para nós e para os artesãos. O Governo do Estado tem criado e incentivado políticas para atender os anseios da categoria. O foco é cadastrar, não somente os artesãos no Sicab, mas também as entidades representativas para que possam se fortalecer”, disse o gestor.  

A Semana Estadual do Artesão Amapaense é coordenada pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e conta com a parceria da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). 

A secretária da Cultura, Clícia Di Miceli, enfatizou o compromisso do Governo do Amapá de potencializar o setor artesanal e transformá-lo em referência para outras unidades da federação.

“Deixo aqui o compromisso do governo de trabalharmos unidos no propósito de atender as demandas dos artesãos e transformá-las em ações e políticas públicas”, concluiu a gestora da Secult.

Programação:  

  • Segunda-feira, 18

- Palestra "Programa do Artesanato Brasileiro (PAB)", ministrada pela coordenadora nacional do PAB, Ana Beatriz Ellery.
Mediador: Junielson Pessoa, coordenador estadual do Artesanato.
Hora: 9h30

- Palestra "Bioeconomia e empreendimentos criativos para o setor de artesanato", ministrada pelo secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Edivan Andrade.
Hora: 14h às 15h

- Palestra "Fomento para os Artesãos", com o diretor-presidente da Agência de Fomento do Amapá (Afap), Eduardo Braz.
Mediador: Ezequias Costa, secretário de Trabalho e Empreendedorismo, Ezequias Costa.
Hora: 15h às 16h

- Credenciamento dos artesãos para acesso à linha de crédito da Afap
Hora: 16h20 às 17h

  • Terça-feira, 19

- Dia de lazer com os artesãos
Local: sede social da OAB-AP
Hora: 9h às 16h

 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!