Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'Me sinto honrada em fazer parte dessa história e ver a construção de um sonho', diz psicóloga que trabalha há 13 anos no HE

Edna Oliveira já foi diretora do hospital e diz que desde 2011 sonhava com uma nova estrutura para o local.

Por Andreza Teixeira
18/03/2024 14h05

A psicóloga acompanhou o início da obra de construção do novo HE, nesta segunda-feira, 18

A psicóloga Edna Oliveira, tem 63 anos e há 13 trabalha no Hospital de Emergências (HE) de Macapá. Além de atuar no hospital, em 2011 foi diretora da unidade e conta que desde aquela época já existia a necessidade de expansão da infraestrutura do local. Ela e centenas de profissionais da saúde acompanharam o início da realização desse sonho nesta segunda-feira, 18, quando o Governo do Amapá deu início as obras de construção do Novo HE.

"Em 2011 já tínhamos esse sonho de conseguir a vila militar para ampliar o HE porque nós víamos que não tinha mais espaço dentro do hospital. Hoje me sinto muito honrada de fazer parte dessa história, dessa construção. A gente que trabalha no dia a dia não via a hora desse sonho se concretizar. Em pouco tempo vou me aposentar, então provavelmente não vou trabalhar no novo HE, mas faço questão de seguir passo a passo dessa construção, porque tenho uma história com esse hospital", prometeu Edna.

O médico Ricardo Bravo trabalha desde 1983 no HE, segundo ele o início da construção de um novo hospital traz um sopro de esperança para todos que já viveram e vivem a rotina do local, e a garantia de avanço no atendimento prestado à população.

"É um sentimento de alegria e de esperança, de esperança para dias melhores e para a saúde aqui no estado, com qualidade no atendimento ao paciente, que é fundamental. Depois de ouvirmos tanta falácia, tanta promessa, ficávamos sempre com o pé atrás, mas hoje é com muita alegria que eu vejo o empenho dessas pessoas que estão tentando fazer com que o HE realmente aconteça" disse o médico.

Para o diretor do HE, Emanoel Martins, as expectativas são as melhores possíveis para garantir um ambiente mais qualificado, digno para profissionais e pacientes, além da ampliação da oferta no atendimento mais qualificado e moderno na saúde pública que será oferecida pelo Governo do Amapá.

"A gente que lida com as dificuldades diárias do HE sabe que essa obra é a esperança de mudança. Como profissional e cidadão agradeço por toda a dedicação da gestão em melhorar a infraestrutura e os serviços prestados a quem precisa de atendimento", enfatizou Martins.

Novo HE

Serão dois anos de obras, que contam com um investimento de 129 milhões de reais, alocados pelo senador Davi Alcolumbre com contrapartida do Tesouro Estadual. A área, que fica atrás do atual HE, no Centro da capital, foi cedida pelo Exército Brasileiro também por articulação do parlamentar.

O novo hospital será construído em uma área de 15 mil metros quadrados, e terá cinco andares, garantindo a ampliação dos atendimentos com 212 novos leitos, 6 salas no Centro Cirúrgico, Central de Diagnóstico por Imagem, Laboratório, Centro de Tratamento de Queimados, Serviço de Diálise, auditório, apoio técnico, área administrativa e heliponto.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!