Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

‘Trabalhamos para oferecer um espaço confortável para os pacientes’, destaca auxiliar de limpeza sobre o HE

Keiliane Cardoso, de 39 anos, é uma das profissionais que trabalha na limpeza da unidade de saúde para garantir um ambiente digno para a população.

Por Cristiane Nascimento
19/03/2024 13h39

Keiliane trabalha no HE há dois anos e viu de perto as mudanças no local

Com mais de 80 espaços revitalizados desde o ano passado, o Hospital de Emergência de Macapá (HE), vive uma realidade diferente. A mudança é vista nos detalhes, como na limpeza e higienização dos ambientes que garantem espaços dignos aos usuários. A reestruturação da unidade é uma das propostas do Plano de Governo da gestão, que pontua a saúde como prioridade imediata, absoluta e inegociável.

A mudança vem pelas mãos de muitos trabalhadores, como a auxiliar de limpeza Keliane Cardoso, de 39 anos. Ela trabalha no HE há dois anos e viu de perto a reestruturação do ambiente.

"É notável a mudança logo na recepção. Quando eu entrei pela primeira vez no HE, fiquei horrorizada. Era feio, sujo, a gente sentia um odor. Agora é totalmente diferente, a gente vem mais motivado e vê outro ambiente. Todo dia trabalhamos para oferecer um espaço confortável para os pacientes. Para mim, é uma mudança que se deve à gestão, que é atuante e sempre incentiva o nosso trabalho", afirma a colaboradora.

A higienização do espaço é mantida por uma equipe de, em média, dez profissionais, que atuam por turno na unidade hospitalar. O número de profissionais é necessário para atender todos os setores do local e garantir as condições adequadas para receber os pacientes.

"Queremos garantir que o ambiente esteja de acordo com a reestruturação que foi feita, e isso inclui a manutenção de tudo limpo. Dessa forma, procuramos organizar as escalas de maneira que não fique nenhum horário descoberto e que essa assistência seja completa", detalhou o coordenador do setor de limpeza do HE, Antônio Carlos Lobato.

Quem busca a unidade, vê a mudança. Os pacientes e acompanhantes destacam a diferença na qualidade do ambiente, que proporciona dignidade durante o atendimento médico.

A empregada doméstica Marielza Silva, de 49 anos, moradora do bairro Infraero I, está acompanhado a mãe, a aposentada Maria Creuza, de 76 anos, em tratamento de uma pneumonia. Ela observou que há uma atividade constante de profissionais que cuidam da limpeza.

"Toda hora tem alguém passando por aqui, limpando. A gente vê que hoje é tudo limpo e nos sentimos mais acolhidos nesse ambiente, antes, com a sujeira que tinha, era muito difícil permanecer", conta Marielza.

A direção do HE ressalta que além das reformas estruturais, a administração de todas as salas, enfermarias e corredores inclui a oferta de serviços em espaços dentro das condições higiênico-sanitárias.

"Nosso objetivo é oferecer um lugar adequado para o tratamento dos pacientes e a limpeza é uma parte fundamental desse processo", destacou o diretor da unidade, Emanoel Martins.

Atendimento do HE

O Hospital de Emergência Osvaldo Cruz, em Macapá, é a unidade de saúde responsável por atender casos de alta complexidade e emergência. Além de atendimento clínico geral em diversas especialidades e a acidentes graves envolvendo ortopedia, neurocirurgia, oftalmologia e acidente vascular cerebral (AVC), entre outros.

O hospital funciona todos os dias, com atendimento 24 horas. Ele está localizado na Rua Hamilton Silva, no bairro Santa Rita, em Macapá.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!