Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'A gastronomia amapaense é o nosso cartão de visitas', evidencia governador Clécio Luís no 40º Encontro Nacional da Abrasel, em Macapá

Encontro fortalece o turismo de eventos no estado, estratégia do Governo para impulsionar o setor econômico.

Por Fabiana Figueiredo
20/03/2024 09h05

Programação no Amapá potencializa o turismo de evento por meio da gastronomia

A gastronomia gera mais de 40 mil oportunidades de emprego no Amapá. Para evidenciar a necessidade de fortalecer o setor, o governador Clécio Luís participou, na terça-feira, 19, da abertura do 40º Encontro Nacional da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), em Macapá, com o apoio do Governo do Estado e do Sebrae. A iniciativa integra a política de fortalecimento do turismo a partir de grandes eventos nacionais e internacionais, estabelecida no Plano de Governo da atual gestão.

"Estamos impulsionando inovações e discutindo sustentabilidade nos negócios gastronômicos com o objetivo de fortalecer o turismo e a gastronomia amapaense, que é o nosso cartão de visitas. É um setor que proporciona experiências únicas e movimenta a economia. As experiências culinárias servem para manter a lembrança de um lugar, por meio dos sabores únicos", ressaltou Clécio Luís.

Com a parceria, o Governo do Estado busca ativar as janelas de oportunidades para o desenvolvimento da economia amapaense. Eventos como o Encontro Nacional da Abrasel proporcionam a maior ocupação em quartos de hotéis, movimentam restaurantes e estimulam a compra de produtos locais, impulsionando diretamente a economia do Amapá.

Atualmente, são mais de 5 mil estabelecimentos amapaenses formais em atividade no segmento, que geram mais de 40 mil empregos.

"Estamos trabalhando para que o Amapá seja uma referência nacional em inovação e tecnologia, o que também se conecta ao setor de alimentação fora do lar. E precisamos fazer isso com a união de todos, como fizemos com mais este encontro nacional, que busca soluções para o país. Como diz o chef Alex Atala, o Amapá tem a melhor gastronomia de base do mundo, e precisamos mostrar esse potencial ao Brasil", afirmou o superintendente do Conselho Deliberativo do Sebrae Amapá, Josiel Alcolumbre.

O evento segue até sexta-feira, 22. A abertura reuniu empresários e representantes do setor gastronômico de todo o país, assim como lideranças políticas e de instituições que objetivam fortalecer o segmento. A programação celebrou ainda empresas de destaque em 22 categorias, com a 9ª edição do Prêmio Melhores da Gastronomia, promovido pela Abrasel-AP.

"Estamos vivendo um tempo de oportunidades extraordinárias, mesmo com algumas empresas ainda enfrentando dificuldades geradas pela pandemia. Por isso, podemos aproveitar esse momento para a recuperação do setor rumo à prosperidade. Se nós fizermos isso juntos, nós vamos mudar a realidade desse país", afirmou o presidente executivo da Abrasel nacional, Paulo Solmucci Junior.

Gastronomia mais forte

Com o apoio do Governo do Amapá e do Sebrae, o 40º Encontro Nacional da Abrasel tem como tema "Sustentabilidade e Eficiência na Gestão de Negócios Gastronômicos" e retorna à Região Norte após 10 anos.

A programação segue até sexta-feira, 22, e deve reunir cerca de 600 pessoas, e promove as discussões sobre inovações, evidencia o crescimento do setor de alimentação fora do lar e impulsiona o turismo.

O público poderá participar de passeios guiados, palestras, oficinas e visitas a empreendimentos de sucesso do Amapá, onde os visitantes podem conhecer melhor as potências do estado nos setores alimentício e turístico.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!