Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Programa Mais Sorrisos leva atendimentos de saúde para ribeirinhos da Vila Maranata, em Mazagão

Estão sendo ofertados serviços odontológicos de média e alta complexidade, além de atendimentos com pediatras, gastroenterologista e exames laboratoriais.

Por Paolla Gualberto
21/03/2024 15h37

Além de atendimentos odontológicos, são ofertados medicamentos, clínico geral e psicólogo

O Governo do Amapá deu início nesta quinta-feira, 21, aos atendimentos de saúde para mais de 700 ribeirinhos da comunidade de Vila Maranata, na foz do Rio Ajuruxi, em Mazagão. A ação faz parte do programa Mais Sorrisos, que promove assistência de saúde bucal de média e alta complexidade para moradores de regiões mais distantes, como proposto no Plano de Governo atual.

Durante o período de 17 a 19 de março, foram realizadas as triagens dos moradores da região, serviços prévios de menor complexidade e atendimentos sociais, como emissão de RG. O projeto é coordenado pela cirurgiã dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, e conta com apoio do senador Randolfe Rodrigues, que destinou emenda de R$ 4 milhões. 

Além da Vila Maranata, comunidades adjacentes, localizadas na foz do Rio Ajuruxi, também recebem os serviços de saúde, garantindo o acesso a toda a população.

A ação conta com atendimentos odontológicos, como tratamentos de canal, extração, restauração e limpeza. Além disso, são ofertados serviços de psicologia, exames laboratoriais e médico, com triagem, acolhimento de enfermagem e consulta com especialistas, como gastroenterologista, pediatras e clínico geral.

O agricultor Adriano Leal recebeu os atendimentos e medicamentos. Ele relata, com felicidade, os benefícios da ação que chegam para toda a comunidade.

"É algo muito bonito o que o Governo trouxe para a nossa comunidade, porque a gente mora no interior, as coisas sempre são mais difíceis. Tudo isso é muito bom, espero que tenham mais ações como essa, porque faz a gente se sentir visto e alegre, por mim e pelos meus amigos que também estão sendo atendidos", relata o morador.

A dona de casa, Vanessa Tavares, de 36 anos, participou da ação junto com a filha pequena. Ela conseguiu acesso a uma consulta médica ali mesmo, perto de casa. Segundo ela, a oferta dos serviços facilita a vida da população, que, às vezes, precisa se deslocar até a cidade para receber os atendimentos.

"Vou aproveitar tudo o que tem aqui, é muito melhor do que ter que ir para a cidade, onde a gente gasta dinheiro e fica esperando por atendimento, aqui está perto de casa e dá para trazer as crianças", afirma Vanessa.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) disponibilizou um estoque de medicamentos, para garantir assistência farmacêutica aos moradores, caso haja indicação médica.

Além das consultas clínicas, procedimentos odontológicos e exames laboratoriais, a população de Vila Maranata poderá realizar exame de imagem, através do equipamento de ultrassom móvel disponibilizado pela Sesa. A ação segue até a próxima terça-feira, 26.

Os atendimentos estão sendo realizados na Escola Municipal Comunidade Maranata e conta com o apoio da Unidade Básica de Saúde Fluvial, cedida pela Prefeitura de Mazagão. A ação conta com a participação do "Projeto 32", formado por especialistas em saúde bucal.

Mais Sorrisos

O Mais Sorrisos é uma iniciativa do Governo do Amapá voltada às pessoas que vivem nas regiões mais distantes. A força-tarefa começou em 2023, com 40 mil atendimentos na aldeia indígena Aramirã, onde vive parte do povo Wajãpi, no município de Pedra Branca do Amapari.

As equipes estarão dispostas em dois ambientes, a Unidade Básica de Saúde Fluvial, cedida pela Prefeitura de Mazagão, que também apoia o projeto, e a Escola Municipal Comunidade Maranata. A ação contará com a participação do projeto "32 Amazônia", que reúne profissionais que irão integrar as equipes de atendimento especializado.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!