Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Parceria: Governo do Amapá leva atendimentos de saúde para mais de 70 pessoas em situação de rua

Iniciativa integra o ‘1º Mutirão Pop Rua Jud Amapá’, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado.

Por Andreza Teixeira
22/03/2024 10h13

As pessoas passaram por consultas médicas para orientações

O Governo do Amapá levou atendimentos de saúde para mais de 70 pessoas durante o ‘1º Mutirão Pop Rua Jud Amapá’, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado (Tjap), na noite de quinta-feira (21). A parceria também incluiu serviços de assistência social, cidadania e justiça para a população em situação de rua. A ação está alinhada aos compromissos da política assistencial estabelecida no Plano de Governo. 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) atendeu 73 pessoas com triagem, consultas médicas e dispensação de medicamentos, além de encaminhamentos para demais serviços de saúde. Segundo a médica Manoela Aranha, a população em situação de rua está em situação vulnerável por diversos fatores que ocasionam aumento dos índices de comorbidades clínicas, entre elas as doenças mentais, crônicas e infectocontagiosas. 

“A maioria dos pacientes procuraram o serviço por apresentarem tosse, dores no peito e sinais de possíveis infecções. Na ação, solicito exames que devem ser feitos na UBS, e peço a administração de antibióticos, que são fornecidos por nós, para prevenir outras doenças oportunistas”, explicou Manoela. 

Para o presidente do Tjap, desembargador Adão Carvalho, a ação leva serviços básicos para uma população muitas vezes esquecida. “A iniciativa garante o atendimento e promove o bem-estar de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade garantindo a promoção da dignidade da pessoa humana”, destacou Carvalho.

Entre as pessoas atendidas está Ana Lúcia. Ela conta que é a primeira vez que recebe esse tipo de atenção. “Eu não me lembro da última vez que tive um atendimento assim de qualidade. A doutora me escutou, passou alguns exames e remédios que eu peguei aqui mesmo. Achei muito bom”, contou Ana. 

A ação também contou com a presença de voluntários como o autônomo José Arimatéia, ele é ex-paciente do Centro de Atenção Psicossocial (Caps -AD),e há sete anos está recuperado da dependência química. Ele conta que participar de ações como essa é uma forma de retribuir e de ajudar mais pessoas a mudarem de vida. 

“O Caps me salvou, mudou a minha vida. Eu sou ex-paciente e tudo o que o álcool e as drogas me tiraram eu consegui recuperar através do trabalho do Caps, hoje eu venho para dizer que é possível sair do fundo do poço, que é possível recuperar a vida social, com muita força de vontade e a ajuda de profissionais como esses que estão aqui, doando um pouco do seu tempo”, relatou emocionado.  

Para promover a cidadania e garantir direitos fundamentais, o mutirão contou com emissão de documentos e a regularização de cadastros e distribuição de kits dormitórios e de higiene, realizadas pela Secretaria de Assistência Social. 

Pop Rua Jud Amapá

O Pop Rua Jud Amapá atende a Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 425/2021, de setembro de 2021, que instituiu a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades. Os cidadãos identificados na busca ativa terão seus pleitos encaminhados às instituições públicas para a resolução de problemas.

A ação, com mais de 200 atendimentos, foi coordenada pelo Grupo de Trabalho de Atendimento das Pessoas em Situação de Rua, em parceria com o Sistema de Justiça, Organizações Públicas e não Governamentais.

 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!