Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Mais Sorrisos: ‘Consegui realizar meu sonho’, celebra ribeirinha do Pará ao receber atendimento odontológico do Governo do Amapá

Alcinete dos Santos, de 45 anos, veio de barco da Ilha das Pracuubinhas até a Vila Maranata, em Mazagão, onde se concentra a ação do Estado.

Por Winicius Tavares
23/03/2024 11h37

Quando se olhou no espelho após o procedimento, ao lado marido e da filha, Alcinete não conteve as lágrimas

O programa Mais Sorrisos, iniciativa do Governo do Estado, continua alcançado comunidades remotas, com cuidados odontológicos e de saúde para aqueles que mais precisam. Moradora da Ilha das Pracuubinhas, no Pará, a costureira Alcinete dos Santos, de 45 anos, enfrentou cinco horas de viagem fluvial para chegar à comunidade de Vila Maranata, em Mazagão, local onde se concentram os atendimentos.

Com equipamentos modernos e uma equipe especializada, em apenas um dia, Alcinete conseguiu reabilitar 12 dentes, restaurando não só a saúde bucal, mas também a confiança e alegria de um sorriso que tanto sonhava. Quando se olhou no espelho após o procedimento, ao lado do marido e da filha, a costureira não conteve as lágrimas.

“Amei! Muito bom o resultado, valeu à pena esperar. Eu pensei que fosse só colocar os dois dentes e obturar os outros. Eu tinha uma expectativa, mas foi muito além. Estou muito feliz e agradeço muito à equipe do Mais Sorrisos. Quando me olho no espelho, agora, me sinto mais confiante. Eu tinha vergonha de sorrir e  essa vergonha não vai existir mais, pois vou estar sempre sorrindo”, agradece Alcinete.

O programa Mais Sorrisos é coordenado pela cirurgiã dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e parceiros. O projeto conta, ainda, com emenda de R$ 4 milhões, do senador Randolfe Rodrigues e participação da iniciativa “Projeto 32”, que realiza trabalhos de saúde bucal há 12 anos na Região Amazônica.

Transformação

Para Alcinete, o apoio de familiares e amigos foi fundamental nessa jornada de transformação e de fé. O pastor e marido de Alcinete, Marcelo de Souza, de 46 anos, nunca deixou de acreditar e fortalecer em suas orações o desejo da companheira.

“Cumpriu o sonho da minha esposa. É uma coisa que ela sempre falava pra mim, que ela queria cuidar dos dentes dela. As condições financeiras não davam. Nós colocamos os nossos sonhos para o senhor e acreditamos que o desejo dela ia se realizar e graças a Deus se realizou”, manifesta Souza.

O programa Mais Sorrisos oferta atendimentos odontológicos especializados e de alta complexidade em locais que às vezes não possuem nem a atenção básica de saúde. A vizinha de Alcinete, Maria Aparecida Reis, de 31 anos, logo quando soube da ação convidou a costureira para realizar o procedimento, que no primeiro momento, chegou a duvidar da veracidade e eficiência.

“Eu soube da ação, logo lembrei dela. Porém, ela ficou duvidando se realmente era verdade, se ela iria conseguir reabilitar os dentes dela. A gente mora muito longe, tinha vontade mas nunca dava pra gente vir. Com a ação mais perto, na Vila Maranata, conseguimos ser atendidos. O resultado foi muito emocionante e surreal. Me sinto uma pessoa extremamente grata a Deus por ter sido um canal de benção na vida de uma pessoa”, relata Maria.

Procedimento de alta complexidade 

O tratamento endodôntico seguiu o protocolo do Projeto 32, parceiro da ação que realiza trabalhos especializados na Amazônia há 12 anos. Na boca de Alcinete, foi colocada uma fibra de vidro para preparar os dentes corretamente. A ribeirinha tinha uma mordida irregular, que não alcançava todos os dentes inferiores, gerando dor e desgastes dentários.

Para evitar a perda adicional de dentes, foi aumentada a dimensão vertical com a inclusão de 12 elementos (dentes) na reabilitação. Após o levantamento da mordida e endodontia, o planejamento dos dentes foi feito para garantir uma oclusão equilibrada e duradoura, com conforto e saúde bucal.

A operação foi coordenada pela mestre em Dentística Restauradora, Soraya Beyruth, do Projeto 32, e pela primeira dama do Amapá e idealizadora do projeto Mais Sorrisos, Priscila Flores. A transformação não só melhorou a saúde da paciente mas também trouxe um aspecto emocional importante, realizando um sonho antigo e melhorando a qualidade de vida.

“Nós pensamos na estética da odontologia, como algo supérfluo, mas não é. Quando é perdido realmente um grande número de dentes, ou até mesmo um dente anterior, essa pessoa tem dificuldade em relacionamentos, de ter um emprego, um trabalho. Tem pacientes que desenvolvem depressão, é uma tristeza silenciosa, que só é amenizada com o tratamento. Foi muito emocionante, que a gente conseguiu juntar todos esses aspectos, deixamos Alcinete em conforto e esteticamente também muito satisfeita”, explica Soraya.

A coordenadora Estadual de Saúde Bucal, Cassia Klein, reforça a importância que o sorriso tem no bem-estar social das pessoas, e que o objetivo do Governo do Amapá com a iniciativa é promover, além dos cuidados odontológicos, maior dignidade para quem vive distante dos centros urbanos.

“A gente tem uma relação muito íntima com a boca desde o nascimento, a partir do aleitamento, e também é através da boca que a gente começa a falar. O sorriso é a expressão máxima da felicidade, uma pessoa que que consegue sorrir com segurança, é uma pessoa que tem mais dignidade”, destaca Cássia. 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!