Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá alcança mais de 90 escolas estaduais com orientações para prevenir a dengue

A ação está alinhada ao Plano de Governo, que busca ampliar as medidas de vigilância em saúde.

Por André Silva
23/03/2024 13h48

Objetivos é que alunos se tornem multiplicadores e levem as informações até a famílias e a comunidade

O Governo do Amapá promoveu neste sábado, 23, o “Dia D de Combate à Dengue” em mais de 90 escolas estaduais, de forma simultânea, incluindo a capital, o interior, e regiões quilombolas e indígenas. A iniciativa busca conscientizar alunos, professores e comunidade sobre a necessidade da prevenção contra a doença. A ação está alinhada ao Plano de Governo, que busca ampliar as medidas de vigilância em saúde. 

A unidade escolhida como polo da ação foi a Escola Estadual Maria Ivone de Menezes, no bairro Cidade Nova, em Macapá. A Secretaria de Estado da Educação (Seed) preparou uma série de atividades especiais, incluindo apresentações culturais e palestras informativas sobre cuidados com a saúde e higiene bucal. Integraram a ação a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).

Os alunos tiveram a oportunidade de expor cartazes com mensagens de prevenção, reforçando o aprendizado ao longo da semana, quando tiveram aulas dedicadas ao tema. A estudante Tamile Vitória, de 12 anos, reconheceu durante o evento que o melhor caminho para combater a doença é a prevenção. 

“É muito bom esse evento porque chama a nossa atenção para a prevenção da dengue. A gente está aprendendo a não deixar água parada em recipientes e a manter o quintal limpo”, pontuou Tamile.

O evento aconteceu de forma simultânea em escolas estaduais de Calçoene, Macapá, Mazagão, Porto Grande e Santana. A iniciativa, segundo a secretária de Educação, Sandra Casimiro, busca não apenas informar sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, mas também estimular a participação ativa dos estudantes na promoção da saúde em suas comunidades. 

“Esse é um momento que acendemos o sinal de alerta e entramos em campo com nossos alunos e todos os profissionais da educação para esse grande movimento. Primeiramente de conscientização, limpeza, orientação e partindo para a prática. Nossos estudantes são grandes multiplicadores das boas ações e das boas práticas, por isso a força deles é importante para esse momento”, avalia Sandra.

Serviços de saúde

Como parte da ação, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ofertou para os estudantes musicoterapia, avaliação nutricional e odontológica, distribuição de kits de higiene bucal e orientações de saúde. Para a secretária Silvana Vedovelli, o “Dia D” reforça o compromisso do Governo do Estado com a saúde pública e a conscientização da população sobre a importância de adotar medidas preventivas no combate à doença. 

 “É um momento para que nossos alunos participem desse exército contra a dengue. Todas as escolas estão nesse movimento ,aprendendo a importância da limpeza dos quintais, do cuidado com suas casas e orientações para seus familiares. Os estudantes são fundamentais para esse movimento!”, enfatizou Silvana.

Para prevenir a doença a população precisa manter os cuidados com o quintal não deixando água parada e acumulada em recipientes como caixa d'água sem tampa, garrafas e calhas d'água.

O superintendente de Vigilância em Saúde, Cássio Peterka, considera que a participação do aluno como agente multiplicador das ações de prevenção na comunidade é de extrema importância. 

“Importante que as crianças e jovens estejam envolvidos desde cedo no combate ao Aedes aegypti, que é o principal transmissor da dengue, chikungunya e zika. Os alunos têm papel importantíssimo de não só fazer ação mas de replicarem isso para a comunidade”, disse o superintendente. 

Escola José do Patrocínio 

Os alunos da Escola Estadual José do Patrocínio, no bairro da Fazendinha, em Macapá, também participaram da ação e confeccionaram faixas para uma grande caminhada no entorno da escola, com o objetivo de chamar atenção da comunidade,

O estudante Alan Oliveira, 17 anos, conta que foi vítima da doença, por isso reconhece a importância da ação. “É uma alerta para as pessoas não deixar água parada, manter os quintais limpos, tirar os pneus velhos”, avaliou Oliveira.

 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!