Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Após diálogo com o governador Clécio Luís, Ministério da Saúde garante envio de vacinas contra dengue ao Amapá

Redistribuição de doses adquiridas pelo Governo Federal vai considerar a situação de emergência, decretada em 10 municípios do estado.

Por Fabiana Figueiredo
23/03/2024 15h13

Atualmente, dez municípios estão em emergência por conta da dengue, no Amapá

Após diálogos conduzidos pelo governador Clécio Luís, em Brasília, sobre o cenário da dengue no Amapá, o Ministério da Saúde garantiu o envio de doses de vacinas contra a doença ao estado. Os imunizantes chegaram ao Brasil ainda em fevereiro.  

De acordo com anúncio do MS, nos próximos dias, será feita a redistribuição das primeiras vacinas disponibilizadas através do Sistema Único de Saúde (SUS), com inclusão do Amapá entre os estados contemplados. 

Em fevereiro, o Governo do Estado decretou situação de emergência em dez municípios devido à dengue, o que será analisado para a redistribuição dos imunizantes. O público-alvo será o pré-definido pelo MS, que são adolescentes de 14 a 16 anos. A nota técnica, listando a quantidade de imunizantes a serem enviados, não havia sido divulgada até esta sexta-feira, 22. 

“Nós temos a realidade da sazonalidade da Amazônia amapaense e o Ministério da Saúde tem considerado este fator para otimizarmos o combate e controle de doenças como a gripe, a malária e a dengue. A redistribuição das vacinas é uma notícia muito boa para o Amapá, que está em situação de emergência pelo aumento dos casos”, pontuou o governador. 

A reunião também contou com a participação do senador Randolfe Rodrigues; deputado federal, Dorinaldo Malafaia; a secretária de Saúde do Amapá, Silvana Vedovelli e o secretário da Representação do Estado do Amapá em Brasília, Asiel Leite.

Vacina contra a dengue

De 1,5 milhão de doses já distribuídas no Brasil pelo MS, somente 435 mil foram aplicadas, de acordo com o MS. A urgência para o envio para outras regiões do país é devido ao vencimento de parte da remessa, que está próximo. Um novo lote, comprado pelo MS, contará com 6 milhões de doses e chega ao Brasil ainda em março.

 

 Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!