Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Mais Sorrisos: Governo do Amapá leva exames laboratoriais para moradores de Vila Maranata, em Mazagão

Ação de saúde oferta serviços de odontologia, médicos especialistas e exames laboratoriais e de imagem para mais de 700 pessoas.

Por Paolla Gualberto
24/03/2024 08h30

São ofertados exames de hemograma, bioquímica, urina, fezes, teste rápido para HIV, sífilis, covid-19 e hepatites

O Governo do Amapá está garantindo assistência em saúde para mais de 700 ribeirinhos da Vila Maranata e comunidades adjacentes, na foz do Rio Ajuruxi, em Mazagão. Os atendimentos são completos, com oferta de exames laboratoriais diversos e equipamentos modernos. A iniciativa integra o Plano de Gestão do Governo do Amapá, que mantém a saúde como prioridade.

A agricultora Eleane Pereira trouxe seus quatro filhos para receber os atendimentos do programa Mais Sorrisos, que segue na região até esta terça-feira, 26. 

"Eu trouxe todos eles, o meu caçula estava sentindo algumas dores na barriga e estava passando mal. Todos fizeram os exames que o doutor pediu e agora é a minha vez também", conta Eleane.

O atendimento conta com triagem clínica, coleta do material, armazenamento e encaminhamento de amostras para processamento. Os resultados são entregues impressos para os pacientes, que fazem retorno com os médicos para mais orientações no dia seguinte.

A segunda etapa do programa está sendo realizada através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e Projeto 32, que estão viabilizando também atendimentos de média e alta complexidade odontológica na Escola Municipal Comunidade Maranata e  Unidade Básica de Saúde Fluvial, cedida pela Prefeitura de Mazagão.

Procedimentos como extração, limpeza, tratamento de canal e restauração estão sendo realizados na ação. O programa é coordenado pela cirurgiã dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, e conta com apoio do senador Randolfe Rodrigues, que destinou emenda de R$ 4 milhões. 

Além dos exames laboratoriais de hemograma, bioquímica, urina, fezes, teste rápido para HIV, sífilis, covid-19 e hepatites, moradores da região estão recebendo serviços de psicologia, médico especializado, triagem de enfermagem e exames de imagem, como ultrassom.

"Nossas equipes estão alinhadas para que a população tenha todo o atendimento necessário. São pessoas que possuem dificuldade de acesso aos serviços de saúde de maior complexidade, então temos que proporcionar o melhor e mais completo atendimento para eles", reforça o coordenador de Gestão de Unidades Descentralizadas em Saúde da Sesa, Diego Gama.

A secretária da Escola Municipal Argemira Ferreira Baia, Daniele Carvalho, é da comunidade Dois Irmãos, no Rio Ajuruxi, e trouxe toda a família para realizar exames e consultar. Ela conta ainda que enfrenta dificuldades para levar todos os três filhos para receber os atendimentos na cidade.

"Estava há mais de quatro anos sem fazer exames ou qualquer tipo de consulta, o Governo e toda a equipe estão de parabéns por ter dado essa oportunidade a nossa região, trouxe meus filhos e até meu esposo para serem atendidos. Hoje, eu e minha família estamos abençoados, porque fomos privilegiados com essa ação", relata Daniele.

Mais Sorrisos

A iniciativa do Governo do Amapá é voltada às pessoas que vivem nas regiões mais distantes. A força-tarefa começou em 2023, com 40 mil atendimentos na aldeia indígena Aramirã, onde vive parte do povo Wajãpi, no município de Pedra Branca do Amapari.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!